Governador de São Paulo, João Doria - Divulgação
Governador de São Paulo, João DoriaDivulgação
Por O Dia
São Paulo - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rebateu o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a entrega da matéria-prima vinda da China para a produção da vacina CoronaVac tinha sido um acordo realizado com o governo federal. Em uma publicação no Twitter, Doria afirmou que todo o processo tem ocorrido entre o país asiático e o governo de São Paulo.
"Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Gov. Federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de Sp", disse Doria. 
Publicidade
O governador disse que a negociação entre SP e China é contínua e nunca foi interrompida, mesmo quando o governo federal, através do presidente da República, anunciou publicamente em mais de uma ocasião, que não iria adquirir a vacina por causa de sua origem chinesa.
"Os frequentes ataques à China dificultaram todo o processo. Se não fosse o esforço de São Paulo e a excelente relação de respeito que mantemos com a China, o principal parceiro comercial do Brasil, não teríamos iniciado ainda a vacinação dos brasileiros", afirma Doria. 
Publicidade
Ele diz que "sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha", acrescenta.
Ainda na postagem, o governador de SP afirmou que, nesta terça-feira, às 10h30, terá uma reunião virtual com o embaixador chinês, Yang Wanming, e, em seguida, anunciará detalhes sobre a logística de importação dos insumos da vacina do Butantan, ainda nesta semana, para o Brasil.
Publicidade