Kim Kataguiri - Divulgação
Kim KataguiriDivulgação
Por ESTADÃO CONTEÚDO
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) registrou candidatura para disputar a presidência da Câmara. O prazo para registro de candidaturas se encerrava às 17 horas. Kataguiri é o único candidato que não havia anunciado previamente sua decisão de tentar a eleição. Sua candidatura é avulsa, ou seja, não tem apoio de um bloco ou mesmo de seu partido.

Também vão disputar a presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP), General Peternelli (PSL-SP), André Janones (Avante-MG), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

Para a primeira e segunda vice-presidências, o bloco de Lira indicou Marcelo Ramos (PL-AM) e André de Paula (PSD-PE), respectivamente.

A primeira secretaria terá dois candidatos: Marília Arraes (PT-PE), do bloco de Baleia, e Leo Motta (PSL-MG), do grupo de Lira.

A segunda secretaria terá Rose Modesto (PSDB-MS). Para a terceira secretaria, foi indicado Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do partido e alinhado a Baleia. Major Vitor Hugo (PSL-GO), que faz parte da ala bolsonarista do partido, apresentou candidatura, mas ela está pendente, uma vez que ele está suspenso e não poderia representar a sigla.

Para a quarta secretaria, três deputados do bloco de Baleia apresentaram candidatura: Joenia Wapichana (Rede-RR), Rafael Motra (PSB-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Os quatro suplentes de secretário indicados foram Luís Miranda (DEM-DF), como independente; Eduardo Bismarck (PDT-CE), do bloco de Baleia; Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), do bloco de Lira; e Gilberto Nascimento (PSC-SP), também de Lira. Flávio Nogueira (PDT-PI) e Alexandre Leite (DEM-SP) também se candidataram, mas estão pendentes.