Joenia Wapichana (Rede-RR) é a única parlamentar indígena do Congresso
 - Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Joenia Wapichana (Rede-RR) é a única parlamentar indígena do Congresso Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Por iG
Brasília - A deputada federal Joenia Wapichana (Rede- RR) será a primeira indigena da história a ocupar cargo na mesa diretora da Câmara. Os líderes do parlamento  decidiram nesta segunda-feira (1) a divisão de cargos da Mesa.

No dia em que a Câmara passa por eleições que decidirão o próximo presidente da Casa, também foram decididos os representantes dos partidos na Mesa Diretora, que auxiliarão o funcionamento do local.

Wapichana será a representante da Rede na quarta-secretaria, responsável por supervisionar o sistema habitacional da Câmara.

Ficará a cargo da deputada encaminhar a concessão de auxílio-moradia para os colegas, além de propor à Mesa a compra e aluguel de imóveis na capital federal para uso dos parlamentares.

A princípio, essa secretaria era direito do PSB, mas foi repassada a Rede para que Joenia pudesse exercer a função. O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) classificou o ato de “grandeza e generosidade”.

Nesta tarde de segunda (1), Joenia Wapichana apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

“Não podemos aceitar tantas violações e ataques aos povos originários desse país”, declarou. 

Confira o tuíte:

Pelas violações contra os direitos humanos dos povos indígenas, apresentamos um pedido de impeachment contra o Presidente @jairbolsonaro. Não podemos aceitar tantas violações e ataques aos povos originários desse país. #impeachmentJa pic.twitter.com/Cw0F4w4DHn

— Joenia Wapichana (@JoeniaWapichana) February 1, 2021

Eleita em 2018, a deputada já havia feito história, pois tinha sido a primeira pessoa de origem indigena desde  1987 a exercer um mandato na Câmara.