Danilo Gentili
Danilo GentiliReprodução
Por iG
A Câmara dos Deputados entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a prisão ddDanilo Gentili por conta de uma postagem em seu Twitter. No fim de fevereiro, ele postou um incentivo para que que a população “entrasse” no Congresso “e socasse todo deputado” por conta da PEC de imunidade parlamentar.

A ação foi coordenada pelo deputado Luis Tibé (Avante-MG), responsável pela procuradoria da Câmara, a partir de um pedido do deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA). A tentativa é de equiparar a postagem de Gentili com a do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após ameaçar ministros do STF.

"Não podemos ter uma sociedade e uma Democracia com pesos e duas medidas. Se o Supremo Tribunal Federal, sabiamente, estabeleceu um limite para a livre manifestação do pensamento que é o respeito à integridade das instituições democráticas - princípio que a Câmara dos Deputados acolheu com margem de 364 votos - a Justiça brasileira não pode permitir que ninguém faça a incitação de 'socar' deputados", diz uma nota divulgada pela assessoria de imprensa do deputado.

Danilo Gentili, na última segunda, postou um tipo de desculpas em seu Twitter, dizendo que foi alvo de "críticas justas" por meio de alguns parlamentares. Não se sabe se o apresentador havia sido notificado pelo STF ou não.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso.</p>&mdash; Danilo Gentili (@DaniloGentili) <a href="https://twitter.com/DaniloGentili/status/1366446567641776129?ref_src=twsrc%5Etfw">March 1, 2021</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>