Major Olímpio esteve em Bauru, em SP, ao lado do Luciano Hang, dono das lojas Havan
Major Olímpio esteve em Bauru, em SP, ao lado do Luciano Hang, dono das lojas HavanReprodução
Por O Dia
Duas semanas antes de ser internado para tratar a Covid-19, o senador Major Olímpio (PSL) participou de manifestações contra o fechamento do comércio em Bauru, em São Paulo, e também contra o aumento dos impostos no estado, próximo ao Estádio Municipal Pacaembu. 
O parlamentar, que antes de romper com Jair Bolsonaro (sem partido) ajudou a o eleger, era contra as medidas de restrição que visam conter o avanço da Covid-19 e era crítico de governadores que adotavam as normas.
Publicidade
Em Bauru, ele esteve ao lado do empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan. Na ocasião, o parlamentar discursou contra as atitudes do governador João Doria no enfrentamento da pandemia do coronavírus, que há algum tempo vem restringindo comércio e adotando toque de recolher para conter o vírus. 
"É o povo nas ruas dizendo: 'Basta, Doria!' O trabalho é um direito sagrado e não vai ser um DESgovernador que dirá o contrário. Bauru, região e todo o estado de São Paulo precisa de hospitais, além disso a população precisa trabalhar", afirmou ele à época. 
Publicidade
“Chega de aceitar os desmandos deste DESgovernador. Fui às ruas nesta sexta-feira (12) em apoio à população do nosso estado contra o fechamento do comércio e pela abertura de mais leitos na Saúde. Chega de descaso com o povo!”, disse Olímpio, ao divulgar um vídeo que mostra sua participação na manifestação.
Nesta quinta-feira, Major Olímpio teve confirmada morte cerebral. Ele estava internado desde o dia 2 deste mês no Hospital São Camilo, em São Paulo. "Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a publicação.  
Publicidade
O político foi intubado pela primeira vez no dia 6 de março. Anteriormente, ele chegou a participar de uma sessão do Senado direto do leito hospitalar, mas após apresentar respiração ofegante e ocorrer queda no sinal de transmissão, o parlamentar não conseguiu concluir o discurso. Na última quarta-feira, rumores que circulavam pela Internet afirmavam que ele havia morrido, o que foi desmentido por familiares.
Major Olimpio tinha 58 anos e atuou como policial militar em São Paulo por 29 anos. Na carreira política, ele exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo (2007-2015) e um mandato de deputado federal (2015-2019). Foi eleito senador da República em 2019.