Por Lucas Cardoso
Em 2019, um esquema parecido com o das Mandalas da Prosperidade e do Tear dos Sonhos, que prometia ganhos elevados fez vítimas famosas como o jogador Zico e os humoristas Sérgio Mallandro e Cristiana Pompeo. O responsável pelo esquema, Jonas Jaimovick, da JJ Invest, preso em novembro do ano passado no Rio, teria sumido com cerca de R$ 170 milhões dos "investidores". As vítimas eram atraídas por uma rentabilidade acima do praticado em investimentos tradicionais.
Segundo as investigações da Delegacia de Defraudações da Polícia Civil (DDEF), o esquema da JJ invest causou prejuízo a mais de três mil pessoas, com a promessa de rentabilidade de 10% a 15%. O recurso oferecido como rendimento, contudo, era pago apenas para alguns e vinha do valor empregado por novas vítimas que entravam no grupo. Além de Jandwick, outras oito pessoas foram indiciadas em novembro do ano passado.
Publicidade
Entre as vítimas, o esquema de pirâmide atraiu o ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo Zico, que chegou a posar ao lado de Jonas para foto no local onde fica o escritório da JJ invest. Os humoristas Sérgio Mallandro e Cristina Pompeo também caíram nas promessas de alto rendimento.