Saúde diz que doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Brasil em 29 de abril
Saúde diz que doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Brasil em 29 de abrilAFP
Por iG
Brasília - O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegam ao Brasil no próximo dia 29 de abril. De acordo com informações da GloboNews, essa será a primeira remessa e contará com 1 milhão de doses do imunizante contra a Covid-19.

A carga deve ser recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e autoridades e o carregamento virá de uma da fábrica da farmacêutica na Bélgica. 
Na última quarta-feira (14), o ministro Marcelo Queiroga, anunciou a antecipação da entrega de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer ao Brasil. Com a antecipação, devem chegar ao país 15,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 até junho. O governo tem contrato para compra de 100 milhões de doses da vacina.
Publicidade
A vacina da Pfier é a única que tem o registro definitivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso contra a Covid-19 no Brasil. Segundo a agência, os estudos e testes clínicos mostraram a “segurança, qualidade e eficácia” do imunizante.


Doses já deveriam estar no Brasil em dezembro de 2020
A negociação com a Pfizer poderia ter iniciado em agosto de 2020, quando a farmacêutica ofereceu ao governo federal 70 milhões de doses, com entrega a partir de dezembro daquele ano. Porém, o presidente Jair Bolsonaro exigiu da empresa um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina e recusou a proposta.