Covid: Brasil tem 30 mil casos em 24h e se aproxima de 14 milhões de infecções
Covid: Brasil tem 30 mil casos em 24h e se aproxima de 14 milhões de infecçõesReprodução
Por iG
São Paulo - O Brasil registrou 30.624 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em apenas 24 horas, nesta segunda-feira (19), e se aproxima de 14 milhões infecções pela doença, chegando ao total acumulado de 13.973.695. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Ainda de acordo com o Conass, o país somou 1.374 novos óbitos por Covid-19 em um dia e chegou a 374.682 vidas perdidas desde o início da pandemia. 
Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 2.866 e a de casos 65.127. Já são 89 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil e 34 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.
Publicidade
A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença. 
Desde o início de junho, o Conass divulga os números da pandemia da Covid-19 por conta de uma confusão com os dados do Ministério da Saúde. As informações dos secretários de saúde servem como base para a tabela oficial do governo, mas são publicadas cerca de uma hora antes. 
Publicidade
Mais de 140 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, mais de 3 milhões morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Nas últimas duas semanas, o Brasil ultrapassou Estados Unidos, México e Peru e se tornou o país com mais mortes causadas pela Covid-19 por milhão de habitantes no continente americano. Os dados são do site "Our World in Data".

No ranking, o Brasil tem atualmente 1.756 óbitos por milhão de habitantes e ultrapassou o México no dia 7 de abril, o Peru no dia 13 e os EUA no dia 14.