Parte dos profissionais de forças de segurança foi incluída antes do grupo com comorbidades
Parte dos profissionais de forças de segurança foi incluída antes do grupo com comorbidadesMaurício Bazílio / Divulgação SES
Por Agência Brasil
A vacinação de pessoas com comorbidades contra a covid-19 deve começar em maio, segundo previsão do Ministério da Saúde. O termo é empregado para designar pessoas com condições de saúde, como doenças graves, que as deixam com mais risco de uma eventual infecção pelo novo coronavírus evoluir para um quadro grave.
O ministério calcula que este grupo abarque 17,7 milhões de pessoas. Este é o segmento prioritário logo após idosos em instituições de longa permanência, trabalhadores da saúde, povos indígenas e idosos. Parte dos profissionais de forças de segurança foi incluída antes do grupo com comorbidades.
Publicidade
O Ministério da Saúde orienta as autoridades locais de saúde que dentro do universo das pessoas acometidas com comorbidades seja empregado o critério de idade em grupos de intervalos de cinco anos.
Assim, seriam imunizados primeiro as pessoas com 55 a 59 anos. Em seguida, aquelas com 50 a 54 anos. E assim por diante até a idade mínima dos grupos prioritários, de 18 anos.
Publicidade
A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber o número de vacinas disponíveis e quanto tempo levará para concluir o atendimento dessas pessoas e aguardo retorno.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, estão listadas as seguintes condições dentro do segmento de pessoas com comorbidades:
Publicidade
- Qualquer tipo de diabetes
- Pneumopatias crônicas graves
Publicidade
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
Publicidade
- Hipertesão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca
Publicidade
- Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
Publicidade
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
Publicidade
- Miocardiopatias e pericardiopatias
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Publicidade
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
Publicidade
- Dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
Publicidade
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
Publicidade
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
Publicidade
- Síndrome de down
- Cirrose hepática