Ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten prestou depoimento à CPI e quase acabou preso
Ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten prestou depoimento à CPI e quase acabou preso Edilson Rodrigues/Agência Senado
Por ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-secretário de Comunicação e empresário Fabio Wajngarten afirmou nesta quarta-feira, 12, que "em nenhum momento" foi autorizada a circulação da campanha "O Brasil não pode parar". A divulgação da peça publicitária, segundo Wajngarten, "vazou" pelo gabinete do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, à época à frente da Secretaria de Governo do Brasil.
Wajngarten disse também desconhecer canais do governo em outras plataformas pelo qual o disparo de mensagens é feito. A peça chegou a circular em meios de comunicação e redes sociais assinados pela Secretaria de Comunicação, porém foi retirada do ar por determinação judicial.
Publicidade
Segundo decisão da juíza plantonista Laura Bastos Carvalho, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o incentivo à medidas sem comprovação de eficácia para conter a disseminação do novo coronavírus poderia trazer "danos irreparáveis" à população brasileira. Durante o depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, Wajngarten disse que a campanha estava "em fase de testes". Mais cedo, ele afirmou não ter certeza se a peça era de "autoria e de assinatura" da repartição.
Perfil no Twitter
Publicidade
O secretário de Comunicação disse também que o perfil que o presidente Jair Bolsonaro mantém no Twitter é "pessoal" e são comandados apenas pelo chefe do Executivo. Durante o depoimento, Wajngarten disse não ter conhecimento de outra pessoa do governo federal com acesso à conta. "O perfil é pessoal dele, é o perfil verdadeiro dele certificado pela plataforma", reforçou.
"Eu venho da mídia tradicional, sou apaixonado por TV, rádio e Jornal. Não tenho nem grande conhecimento, nem sou ativo nas redes sociais", disse o ex-secretário. "No que diz respeito aos perfis institucionais digitais, o governo está bem posicionado com relação aos perfis oficiais. O Secom.você, o Planalto.gov br, o Planalto, as posições da TV Brasil. Em todos os perfis institucionais, o governo está na vanguarda da comunicação", completou.