Dilma Rousseff foi presidente do Brasil entre 1º de janeiro de 2011 e meados de 2016Roberto Stuckert/PT

A nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff como líder do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como o "banco do Grupo BRICS", foi oficializada nesta sexta-feira (24). O mandato vai até julho de 2025.
O cargo foi designado pelo governo de Lula, já que o Brasil tinha a responsabilidade de escolher um novo chefe para o banco. O antecessor de Dilma no cargo era Marcos Troyjo, um diplomata brasileiro indicado por Jair Bolsonaro à presidência do banco do BRICS em 2020.
O comitê da instituição aprovou o nome de Dilma após uma avaliação com ministros da Economia dos outros países membros do bloco, que incluem África do Sul, China, Índia e Rússia. A economista comandou o país entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de agostos de 2016.

O Novo Banco de Desenvolvimento está localizado em Xangai, na China. Nos próximos dias, Dilma planeja viajar para o país junto com Lula. A instituição é responsável por financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que fazem parte do bloco.
O que faz o presidente do banco do Brics?
O presidente do banco do Brics é responsável por liderar e administrar as operações da instituição, que é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O presidente é responsável por trabalhar em conjunto com os outros membros da diretoria do banco e com os ministros da Economia dos países membros para garantir que os objetivos e metas do banco sejam alcançados.