Por bruno.dutra

Rio - A taxa básica de juros, a Selic, foi elevada em 0,25 ponto percentual, para 11,00% ao ano, nesta quarta-feira, pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A decisão, unânime, aumentou a taxa pela nona vez consecutiva, através da política de elevação iniciada em abril do ano passado pelo Banco Central (BC). A última alta foi em 26 de fevereiro, quando o BC elevou a taxa em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano.

Em nota, o  Banco Central disse que o "Comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

O ciclo de alta da taxa básica de juros é o principal mecanismo de política monetária para conter a alta da inflação. No ano passado, o Copom elevou a taxa em 2,75 pontos percentuais, enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 5,91% no acumulado de 2013.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

Você pode gostar