Rio - A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 8,1% em abril na comparação com o mesmo período de 2013, no maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta de voos domésticos teve queda de 1,5%. Com o resultado, a demanda e a oferta domésticas acumulam alta de 8,7% e 1%, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A demanda aérea é calculada em passageiros por quilômetro, enquanto a oferta é medida pela relação entre assentos e quilômetros oferecidos.
As empresas aéreas que registraram o maior crescimento da demanda doméstica foram a Azul (33,5%) e Avianca (19,2%). A TAM registrou alta de 8,3% e a Gol, de 7,9%.
Em relação ao transporte aéreo internacional, a demanda para empresas brasileiras subiu 5,7%, em nível também recorde para o período. Já a oferta teve queda pelo sexto mês consecutivo, de 4%.
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos foi de 79,4%, em alta de 9,8%, enquanto a de voos internacionais alcançou 82,8%, em alta de 10,1%.
A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico foi de 34 mil toneladas, com queda de 1,9% em relação a abril de 2013. No mesmo período, a carga transportada no mercado internacional foi de 13,6 mil toneladas, com redução de 12,9%. Em abril, a TAM liderou o mercado de carga doméstica.