Por parroyo

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) afirmou que a economia se expandiu a um ritmo de modesto a moderado no mês passado, quando as vendas de automóveis elevou os gastos das famílias e o mercado de trabalho mostrou melhora.

"O gasto dos consumidores expandiu em quase todos os distritos ", apontou o relatório do Federal Reserve batizado de Livro Bege , baseado em relatos dos presidentes regionais da autoridade monetária. "As condições do mercado de trabalho em geral estão reforçadas " com " atividade promissora para mais contratações" na maioria dos EUA.

Sete dos 12 distritos registou um crescimento "moderado" , e a economia dos outros cinco são avaliadas como desempenho " modesto ", disse o Fed.

A pesquisa, divulgada duas semanas antes de os membros estaduais do Fed se reunirem em Washington, apoia a opinião do presidente Janet Yellen de que a economia está se recuperando de uma contração de 1% no primeiro trimestre , em grande parte causada pelo clima de inverno rigoroso . As autoridades do Fed estão observando o movimento do mercado de trabalho completar seu programa de compra de títulos no final deste ano e começar a considerar o momento do primeiro aumento da taxa de juros, estável desde 2006.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) pode promover mais cortes " medidos " no programa de compra de títulos. Mas ao mesmo tempo, o Comitê afirmou seu compromisso com uma política " altamente acomodatícia " .

Atividade

Os presidentes regionais do Fed,  incluindo o Dennis Lockhart, de Atlanta , estão prevendo que a economia vai se recuperar após o inverno rigoroso que  manteve os consumidores em casa e interrompeu a produção em muitas regiões.

" O fraco desempenho no primeiro trimestre pode ser explicado principalmente pelo mau tempo ", disse Lockhart para quem o o ritmo de crescimento deve se mover novamente para 3%. 

"A demanda para ambos os produtos e serviços tende a aumentar , apoiando o crescimento global de uma forma mais sustentável", disse o presidente do Fed de Kansas City Esther George.

O relatório desta quarta-feira aponta que " a atividade manufatureira se expandiu por todo o país e a atividade de transporte teve avanço na maioria dos distritos ", com dados que mostram o "crescimento rápido " ao longo da costa sudeste .

Você pode gostar