Bancos fecham amanhã em São Paulo por conta da abertura da Copa do Mundo

Em outros dias de jogos da seleção brasileira que não forem considerados feriados, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30

Por parroyo

Os bancos fecham para atendimento ao público nesta quinta-feira na capital paulista, por causa da cerimônia de abertura e da primeira partida da Copa do Mundo, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo a Febraban, durante os jogos da seleção brasileira, se o dia não for considerado feriado local, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. “Essa recomendação está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, que autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos do Brasil, desde que haja funcionamento mínimo de quatro horas”, explica a federação.

Durante os jogos disputados por seleções de outros países, caso não haja decreto de feriado local, o funcionamento das agências bancárias será normal.

Os bancos oferecem aos clientes opções como caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os clientes podem ainda buscar orientação na cartilha Canais Alternativos, que foi lançada pela Febraban para a Copa do Mundo. A cartilha está disponível eletronicamente no site da federaçãoe serve para ajudar a população a encontrar meios de realizar suas transações financeiras, nos dias em que as agências estiverem fechadas.

Mercados

Nesta quinta-feira, também não haverá negociação nos mercados do segmento Bovespa (bolsa) e BM&F (derivativos). Os pregões que seriam liquidados nesta dia, assim como contratos a termo de aluguel de ativos e de derivativos de balcão com vencimento nesta data, serão liquidados no dia útil posterior.

Em relação ao mercado de câmbio, haverá funcionamento em horário especial - das 9h às 12h. Os Títulos Públicos Federais serão negociados das 8h às 13h. Mais detalhes no site da BM&FBovespa.   


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia