Por bruno.dutra

Rio - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, afirmou que as exportações podem ser uma solução viável para a indústria brasileira. O comentário foi feito em virtude das medidas para a indústria anunciadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante encontro com empresários da região de Jundiaí, no interior de São Paulo, nesta terça-feira.

"Nós estamos começando a ter um resultado das tentativas de conversa com o ministro Mantega", disse Steinbruch. Segundo o presidente da Fiesp, o governo percebeu a necessidade do setor. "Estou otimista. A reunião foi positiva e saímos motivados para buscar uma solução. E acho que conseguimos e que nos próximos 10 dias vamos ter alguma coisa consistente", acrescentou.

Segundo o presidente da Fiesp, empresas de diversos setores - inclusive do varejo - estão passando por dificuldades e, por isso, é necessário que o governo adote soluções de curtíssimo prazo para desafogar a indústria.

"Caiu o mercado. Houve uma redução concreta do mercado interno. Em todos os setores teve uma queda de 20%, 30%. O custo de carregar estoque é enorme, com esses juros que estamos pagando, é inviável."

Outra ação necessária, de acordo com o presidente da Fiesp, é uma desvalorização do real. "Acredito que uma desvalorização cambial seria muito eficaz nesse momento. Abriria uma porta para a exportação", disse Steinbruch, afirmando que essa medida também fortaleceria a indústria brasileira no mercado interno ao inibir "um pouquinho" as importações.

Você pode gostar