Por parroyo

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China desacelerou no terceiro trimestre, situando-se em 7,3%, o mais baixo percentual dos últimos cinco anos, informou nesta terça-feira o Bureau Nacional de Estatísticas (ONS).

O avanço do PIB da segunda economia mundial foi um pouco superior à previsão média de 17 analistas entrevistados pela AFP (+7,2%), mas muito abaixo da meta do governo, de 7,5% para o conjunto do ano.

Nos primeiros nove meses, a economia chinesa cresceu 7,4% em ritmo anual, segundo a ONS, abaixo do objetivo estatal de 7,5% para 2014.

"A economia registrou uma dinâmica de crescimento estável nos três primeiros trimestres de 2014 (...) mas a situação - tanto interna como externa - segue muito difícil e nosso desenvolvimento enfrenta numerosos desafios", destaca o Bureau.

Após um crescimento de 7,7% em 2012 e 2013 - um nível que não se via desde 1999 - os analistas entrevistados pela AFP preveem um crescimento este ano de 7,3%, o que será o pior resultado do país em um quarto de século.

Você pode gostar