Por douglas.nunes

A produção de petróleo do Brasil caiu pela segunda vez consecutiva em fevereiro na relação com o mês anterior, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No segundo mês do ano, o país produziu média de 2,431 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), queda de 1,5 por cento em relação a fevereiro. Em janeiro, a queda havia sido de 1,1 por cento em relação a dezembro.

Já em relação ao ano anterior, o país continua registrando avanço expressivo. Em fevereiro, a média de petróleo produzido foi 16,3 por cento maior que o mesmo mês em 2014.

A produção de gás natural em fevereiro foi de 95,4 milhões de metros cúbicos por dia, queda de 1,2 por cento em comparação com janeiro e alta de 14,7 por cento ante fevereiro do ano passado.

Quando somadas as produções de petróleo e de gás, o país extraiu 3,031 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em fevereiro, uma queda de 1,5 por cento ante o mês anterior e alta de 16 por cento frente um ano antes.

Em dezembro, o país havia ultrapassado pela primeira vez a marca de 3 milhões de boed, com impulso da extração no pré-sal. Naquele mês, extração média foi de 3,096 milhões boed.

A produção média do pré-sal em fevereiro foi de 656,8 mil barris/dia de óleo e 24,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás, totalizando 809,2 mil boed, uma redução de 1,8 por cento em relação ao mês anterior.

A extração do pré-sal, em fevereiro, ocorreu em 45 poços.

A Petrobras, segundo a ANP, produziu média de 2,047 milhões de barris de petróleo por dia em fevereiro.

A segunda maior produtora foi a britânica BG, maior parceira da Petrobras no pré-sal, com a extração de 109,4 mil bpd, seguida da norueguesa Statoil, com 51 mil bpd.

Você pode gostar