Luís Roberto Barroso, do TSE - AFP PHOTO / EVARISTO SA
Luís Roberto Barroso, do TSEAFP PHOTO / EVARISTO SA
Por O Dia

Ao tomar posse, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, destacou a importância da democracia e rebateu ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e aliados. Barroso também defendeu a importância da participação feminina na política e fez duras críticas ao que chamou de "milícias digitais" que disseminam fake news nas eleições. Bolsonaro acompanhou a cerimônia de posse por videoconferência.

Barroso relembrou que um dos principais legados de sua geração é ter um país "sem presos políticos, sem exilados, sem violência contra os adversários". Ele fez referência aos crimes cometidos durante a ditadura militar. "Como qualquer instituição em uma democracia, o Supremo está sujeito à crítica pública e deve estar aberto ao sentimento da sociedade. Cabe lembrar, porém, que o ataque destrutivo às instituições, a pretexto de salvá-las, depurá-las ou expurgá-las, já nos trouxe duas longas ditaduras na República. São feridas profundas na nossa história, que ninguém há de querer reabrir", afirmou.

Bolsonaro foi flagrado falando em armar a população para impedir uma suposta ditadura no Brasil. Sem citar o presidente, Barroso falou: "Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência".

"A educação, mais que tudo, não pode ser capturada pela mediocridade, pela grosseria e por visões pré-iluministas do mundo. Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência", declarou.

 

Presidente da OAB faz duras críticas ao governo

Na cerimônia de posse, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, fez um discurso com recados ao governo sobre a crise política e as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Assim como Santa Cruz e outras autoridades, o presidente Jair Bolsonaro acompanhou o evento por videoconferência.

Sem citar Bolsonaro, o presidente da OAB afirmou que a situação do Brasil torna-se "ainda mais grave diante de posturas autoritárias que afrontam as determinações científicas e negam a realidade".
Publicidade
Santa Cruz, que já protagonizou embates com o presidente da República anteriormente, declarou que "ameaças institucionais e tentativas de desrespeito à Constituição não podem ser admitidas".
 
Você pode gostar
Comentários