Dilma mantém liderança, mas perderia para Marina no segundo turno, segundo Ibope

Presidenta tem 37% das intenções de voto, no primeiro turno, contra 33% de Marina. No Datafolha, disputa está 35% contra 34%

Por douglas.nunes

A presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera com 37% contra 33% de Marina Silva (PSB) as intenções de voto, no primeiro turno, na corrida pela Presidência da República. O candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 15% e o Pastor Everaldo (PSC) tem 1%. Os demais candidatos somados acumulam 2%. Em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a candidata do PSB aparece com 46% contra 39% da atual presidenta, segundo a pesquisa do Ibope, encomendada pela “TV Globo” e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.

Primeiro turno

No levantamento anterior feito pelo instituto, no dia 26 de agosto, Dilma tinha 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%. A taxa de indecisos caiu de 8% para 5%, enquanto votos em branco ou nulos ficaram em 7%.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretender voltar, sem ver a relação de candidatos, Dilma Rousseff lidera o primeiro turno com 31%, Marina Silva tem 25% e Aécio Neves 11%.

Segundo turno

Na simulação de um segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora venceria com 46% contra 39% da atual presidenta. Em 26 de agosto, o quadro era de 45% a 39%. Já numa disputa com Aécio Neves, Dilma venceria por 47% a 34%.

Rejeição

A presidenta Dilma apresenta a maior taxa de rejeição, percentual dos que disseram que não votariam no candidato de jeito nenhum (31%), seguida de Aécio Neves (18%), Pastor Everaldo (18%), Levy Fidelix (12%) e Marina Silva (12%).

Avaliação do governo

A aprovação da administração da presidente Dilma subiu 2% e chegou a 36% dos eleitores. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo". Já a rejeição - pessoas que consideram o governo “ruim” ou “péssimo” - é de 26%, contra 27% no levantamento anterior em 26 de agosto. Consideram o governo "regular" 37% (na pesquisa anterior, eram 36%). Não sabe/não respondeu: 1%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00514/2014.

Pesquisa Datafolha aponta disputa mais apertada no primeiro turno

Na simulação feita pelo Datafolha, Dilma Rousseff aparece com 35% contra 34% de Marina. Já Aécio Neves tem 14% das intenções de voto. O resultado segue praticamente igual ao levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 29 de agosto, mas com Dilma subindo 1% e Aécio caindo 1%.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria a do PT por 48% a 41%. No último levantamento(na semana passada, venceria por 50% a 40%). Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 49% a 38%, na semana anterior, era 48% a 40%. Em uma simulação entre Marina e Aécio, o resultado foi 56% a 28% para a candidata do PSB. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre 1 a 3 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00517/2014.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia