Orla Brigitte Bardot em Búzios  - Imagens de Internet
Orla Brigitte Bardot em Búzios Imagens de Internet
Por Juarez Volotão
Búzios - Uma península com 8 km de extensão, reunindo 23 praias paradisíacas com águas mornas e geladas banhadas pelo Oceano Atlântico, o município de Armação dos Búzios, na região dos lagos do estado do Rio de Janeiro é o balneário mais charmoso do Brasil, destino turístico reconhecido internacionalmente e fica localizado a 137 Km da capital e apenas 20 Km da cidade vizinha Cabo Frio, de quem se tornou independente e emancipado desde 1995.
A cidade, que ficou mundialmente conhecida com a visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964, que inclusive motivou a nomeação da famosa Orla Bardot, e passou por uma 'invasão' argentina (turística e empresarial) a partir da década de 70, tem no Turismo a sua maior fonte de riqueza, trabalho e renda e a construção civil como a segunda maior fonte de arrecadação do município, além do dinheiro do petróleo com os recursos dos royalties e o setor gastronômico que movimenta os variados pontos da cidade, dentre eles a badalada Rua das Pedras.
Publicidade
Búzios tem sido referência ao combate a pandemia do coronavírus, como destacou o Ministério Público Estadual no quesito transparência, sendo a única cidade da região dos lagos a figurar na lista e estar entre os 6 municípios do Rio de Janeiro a cumprir todos os requisitos da lista de exigências do órgão, que resulta nos baixos números de contaminados pela Covid-19, número pequeno de óbitos e baixas taxas de ocupação de leitos de UTI na rede pública de saúde. A cidade tem 34.477 habitantes, segundo o IBGE e serão 30.600 eleitores, segundo projeções, para este pleito eleitoral de 2020, que promete ser desafiador, tanto para os buzianos, quanto para o próximo Prefeito e Vereadores eleitos, que terão a missão de recuperar a economia, paralisada e afetada pela pandemia e continuar a sua já iniciada retomada gradual do comércio, se adaptando a um 'novo normal'.
Conheça os candidatos a Prefeito de Búzios:
Publicidade
Alexandre Martins (Republicanos) - O empresário da construção civil Alexandre de Oliveira Martins é nascido no Rio de Janeiro e tem 49 anos. Já foi vereador, vice-prefeito, secretário de saúde e de administração na cidade. Sua coligação se chama Governo participativo.
Cmte Serafim (PSD) - Nascido no Rio de Janeiro, José Luiz Alves Serafim tem 47 anos e a coligação se intitula A reconstrução começa agora.
Publicidade
Henrique Gomes (Patriota) - Nascido em Campos dos Goytacazes, Carlos Henriques Pinto Gomes tem 61 anos e já foi vereador por três mandatos, presidente da Câmara e vice-Prefeito de Búzios.
João Carrilho (PRTB) - Já foi vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios. João de Melo Carrilho tem 31 anos, é Advogado, especialista em direito público e nascido no Rio de Janeiro.
Publicidade
Joice Costa (PP) - Vereadora com três mandatos, presidente da Câmara de Búzios. Nascida no Rio de Janeiro, Joice Lúcia Costa dos Santos Salme tem 44 anos.
Leandro (PDT) - Nascido em Niterói, o Policial Militar Leandro Alex de Souza da Silva tem 41 anos. Vem pela coligação A força do bem.
Publicidade
Paulo Carvalho (DC) - Candidatura sem coligação partidária. O candidato Paulo Roberto Lopes de Oliveira Carvalho tem 74 anos de idade e está na sua primeira eleição.
Prefeito Morel (PMB) - Nascido no Rio de Janeiro, Marcelo Morel é fiscal e tem 52 anos.
Publicidade
Rubens Lopes (Rede) - Nascido em Cabo Frio, o fotógrafo Rubens da Costa Lopes Filho tem 46 anos.
Tolentino Reis (Podemos) - O empresário Antônio Carlos Reis Tolentino tem 43 anos e nascido no Rio de Janeiro.
Publicidade
Tom Viana (PSL) - Nascido no Rio de Janeiro, Cleristom Viana da Silva tem 49 anos, é administrador, empresário e policial militar há 20 anos.
Valdir Virgens (Avante) - O advogado Valdir Virgens Pereira é nascido no Rio de Janeiro e tem 54 anos.
Publicidade
Vicente da Padaria (Cidadania) - Empresário, conhecido como Vicente Paula dos Santos. Com 63 anos de idade o candidato já participou de outras três eleições tentando a vaga de vereador.