Um Înibus adaptado vai rodar a cidade durante o mês para facilitar a doação de sangue pelos campistas - Luís Macapá/Arquivo prefeitura
Um Înibus adaptado vai rodar a cidade durante o mês para facilitar a doação de sangue pelos campistasLuís Macapá/Arquivo prefeitura
Por O Dia
Campos — Para reforçar os estoques sempre carentes dos hemocentros, a campanha Junho Vermelho acontece em todo o país. Em Campos e região, a mobilização começa segunda-feira, dia 10, com a coleta itinerante para o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado. Ao longo do mês, o ônibus adaptado de centro de doação de sangue vai circular por vários bairros e localidades do município, além de outros três da região Noroeste e Norte Fluminense: Itaocara, Quissamã e São João da Barra.
“Começamos as triagens e coletas às 8h e permaneceremos até as 15h. Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos e essa é mais uma oportunidade de as pessoas demonstrarem solidariedade e praticarem esse ato de amor ao próximo”, discursou o gerente administrativo do Hemocentro, Luciano Costa.
Publicidade
Calendário de coleta itinerante do Junho Vermelho em Campos e região - Divulgação prefeitura
Para doar, basta levar a identidade, apresentar boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, mas não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos precisam ir com o responsável legal. O intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 para mulheres.
Publicidade
Além da unidade móvel, as doações podem ser feitas na sede do Hemocentro, no HFM, na Rua Rocha Leão, 2, no bairro do Caju, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h.