Na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, serão imunizados os animais com até 24 meses de vida - divulgação
Na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, serão imunizados os animais com até 24 meses de vidadivulgação
Por O Dia
Campos — O município de Campos imunizou 19 mil animais de pequenos produtores rurais na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, durante o mês de maio. Tanto vacina quanto equipe para aplicação foram oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Agricultura aos pecuaristas com até 70 reses. Esses também receberam sem custo a imunização de seu rebanho contra a clostridiose e raiva. Os maiores produtores arcam com seus custos.
A ação garante que o proprietário obtenha a Guia de Trânsito Animal (GTA) e comercialize carne e leite. Há 21 anos, o estado do Rio é considerado área livre de febre aftosa.
Publicidade
“Esse apoio ao pequeno produtor é de fundamental importância para ajudar a garantir a sanidade do rebanho da região, visto que muitos destes produtores não possuem capital financeiro para aquisição da vacina e contratação do vacinador”, destacou o secretário de Agricultura, Robson Corrêa. “Se há um foco de aftosa, os prejuízos econômicos atingem a todos e são muito maiores”.
Ao todo, 550 produtores rurais foram beneficiados pela vacinação custeada pelo município.