Campos comemora saldo positivo na geração de empregos

Na contramão do balanço geral do Estado, município somou 3,2 mil vagas com carteira assinada nos primeiros seis meses do ano

Por O Dia

Nos seis primeiros meses de 2019, Campos contabilizou 13.388 novos empregos com carteira assinada, contra 10.160 demissões
Nos seis primeiros meses de 2019, Campos contabilizou 13.388 novos empregos com carteira assinada, contra 10.160 demissões -
Campos — A crise econômica do Rio é profunda, e atinge todos os municípios, mas Campos tem conseguido avançar apesar das dificuldades. O município, na contramão do balanço geral registrado no Estado, contabilizou saldo positivo na geração de emprego no primeiro semestre. De janeiro a junho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Campos gerou aumento 3.228 de vagas com carteira assinada, com 13.388 admissões contra 10.160 demissões. No Estado, foram 6.502 dispensas a mais do que contratações.
Os principais setores que promoveram a melhora foram agropecuária, serviços, e construção civil. Todos os meses do ano tiveram saldo positivo, com especial aquecimento a partir de abril.
Diante das muitas dificuldades que o município enfrentou nos últimos anos, como a retração de contratações em todos os setores relacionados à exploração do petróleo, a crise no Porto do Açu, além do cenário nacional adverso, a prefeitura se concentrou em investir na capacitação e requalificação da mão de obra. Com a retomada gradual desses empreendimentos, as expectativas voltar a ser positivas.
“A Superintendência (de Trabalho e Renda) tem investido em cursos, parcerias e implementação de ferramentas tecnológicas. Temos muita esperança de que em um futuro próximo tenhamos ainda mais pessoas contratadas para o emprego formal”, comemora Rogério Matoso, superintendente de Trabalho e Renda.
A SMTR oferece vários cursos gratuitos, e trabalha em conjunto com empresas para acelerar o processo de recolocação dos desempregados. Dois projetos são muito importantes nesse esforço. O Qualifica Campos, que tem cursos com até 70% de desconto e facilita a emissão de carteira de trabalho. E o Espaço da Oportunidade que agiliza a conexão entre aqueles que buscam uma vaga e os empregadores que procuram mão de obra, através de um cadastro de uns e outros, atualizado em tempo real.
“Temos cursos de técnico em segurança do trabalho, acesso por cordas, informática básica e avançada, salvatagem, mecânica de automóveis, inglês, técnico em mecânica, barbeiro, cabeleireiro, curso de formação de vigilantes, taifeiro, entre outros”, cita Matoso.

Comentários