Cauet Rocha, campeão estadual dos 100m e 200m costas, é o primeiro campista em mais de 20 anos a disputar o Troféu Chico Piscina - Arquivo pessoal
Cauet Rocha, campeão estadual dos 100m e 200m costas, é o primeiro campista em mais de 20 anos a disputar o Troféu Chico PiscinaArquivo pessoal
Por Leonardo Maia
Campos — Aos 7 anos, Cauet Rocha começou a praticar natação. Como tantos outros meninos da mesma idade. Diferentemente da maioria dos meninos da mesma idade, Cauet imediatamente mostrou aptidão singular para a modalidade. Aos 14, ainda cedo em sua formação como atleta, o aluno do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, onde começou a dar as primeiras braçadas, vai romper um hiato de mais de 20 anos sem um representante campista na principal competição infantojuvenil internacional do país, ao participar do Troféu Chico Piscina, entre 9 e 12 de outubro, em Mococa-SP.
Cauet foi convocado para a seleção com o respaldo de ser campeão estadual nos 100m e 200m costas, nos 4x100m medley, e bronze no borboleta. Atualmente, é considerado o melhor atleta infantil do Rio nos 50m, 100m e 200m costas, e está ranqueado entre os top 5 nas provas de 50m e 100m livres e 100m borboleta.
Publicidade
“O Cauet começou na natação junto com o futebol, e se destacou nos dois esportes rapidamente”, relembra o orgulhoso pai Rafael Rocha. “Na primeira competição, aos 8, ganhou várias medalhas, e não parou mais”.
Parar não é um verbo que o atleta do Fluminense goste de conjugar com muita frequência. Sua rotina de treinos conta 6 sessões na piscina por semana, 1h30 por dia, mais três dias por semana na academia.
Publicidade
Cauet Rocha, campeão estadual dos 100m e 200m costas, é o primeiro campista em mais de 20 anos a disputar o Troféu Chico Piscina - Arquivo pessoal
“Ele tem o sonho de ser campeão mundial, pan-americano e olímpico. Nosso papel é ajudá-lo a conquistar isso”, diz o pai.
Publicidade
Metas ambiciosas, mas o caminho parece traçado. No momento, porém, seu maior desafio é o próximo, o Chico Piscina. E bota desafio nisso. O campeonato internacional reúne 420 jovens do Brasil e da América do Sul, representando 24 federações e confederações. Do Rio, serão apenas 8 atletas masculinos entre 13 e 14 anos. O que significa: Cauet já se encontra na elite do esporte na sua faixa etária.
“É uma competição muito importante. Vai ser muito difícil. Mas tenho feito uma rotina muito intensa de treinamentos, mantenho uma alimentação balanceada. Espero conquistar algumas medalhas”, projeta Cauet.
Publicidade
Ainda são muitos os níveis a serem galgados para se tornar um nadador profissional, e muitas coisas determinam uma trajetória consolidada como tal, mas Cauet já construiu valores e armazenou experiências que certamente serão preciosas na sua vida adulta.
“Ele gosta muito do esporte e tem um potencial incrível. Mas a natação pode abrir muitas outras portas para ele. Como em outros países a prática esportiva está atrelada à formação universitária, apostamos que, com a sua boa formação escolar aqui, aliada ao desempenho nas piscinas, Cauet pode pleitear e ser aceito em algumas das melhores universidades do mundo”, acredita o pai.