Na primeira fase, a campanha focou a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, que têm mais riscos de complicações.
 - Divulgação
Na primeira fase, a campanha focou a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, que têm mais riscos de complicações. Divulgação
Por O Dia
Campos — Começa na próxima segunda, dia 18, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Desta vez, o alvo são os adultos não vacinados na faixa etária dos 20 aos 29 anos. As 41 salas disponíveis para aplicação das doses vão funcionar das 8h às 17h.
Já são mais de 10 mil casos confirmados da doença no país este ano. Em Campos, não houve registro de nenhum diagnóstico, e não há nenhuma notificação desde 207, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município. Mesmo assim, diante do surto em outros regiões do país, o reforço da vacinação é fundamental para manter a cidade livre do mal.
Publicidade
“Diante da situação epidemiológica no Brasil, os órgãos de saúde reforçaram a necessidade de realização da campanha para minimizar o risco de adoecimento desses grupos”, diz Andreya Moreira, diretora da Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde. “O sarampo é uma doença altamente contagiosa. E a vacinação é indispensável”.
As restrições para o recebimento da imunização são: não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tenha tuberculose; sofra de distúrbios sanguíneos; use de medicamentos imunossupressores; sofra de deterioração severa da função renal e cardíaca; tenha recebido administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea recentemente.
Publicidade
Pessoas com alergia à proteína do leito também precisam buscar orientação. As reações dos alérgicos a ovo são menores.