Dirigentes da Defesa Civil e outros órgãos municipais se reúnem para planejar o enfrentamento da temporada de chuvas do verão, em Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Dirigentes da Defesa Civil e outros órgãos municipais se reúnem para planejar o enfrentamento da temporada de chuvas do verão, em CamposDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — As últimas semanas de chuvas persistentes foram o sinal para que o Grupo de Emergências em Alagamentos, composto por Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), Superintendência de Limpeza Pública (SLP) e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), se reunisse para estabelecer o plano de ação e prevenção para a temporada chuvosa que marca a chegada do verão.
“Essa reunião é importante para afinarmos o plano de trabalho para esse período”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Edison Pessanha. “A intenção é definirmos as estratégias de ação, uma vez que trabalhamos conjuntamente para minimizar os impactos causados pelas chuvas, principalmente nos pontos mais baixos na área urbana”.
Publicidade
Na pauta foram discutidas a manutenção dos valões e canais que cortam a cidade, dos 17 “cisternões” que recebem a água da chuva e a rede de galerias pluviais, que compõem o sistema de drenagem da cidade.
“Além da limpeza de alguns valões, vamos receber máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para dragar os canais Cacomanga, Coqueiros, Saco e São Bento. Já os canais de Tocos, Aurora e Campos Macaé serão limpos com recursos da Prefeitura”, explicou Leonardo Barreto, secretário de Desenvolvimento Ambiental.
Publicidade
“Temos o mapeamento de toda a rede, incluindo os pontos mais críticos, e vamos concentrar as ações, nesses próximos meses, para que enfrentemos o mínimo de impacto possível em caso de chuvas fortes”, disse Cledson Bitencourt, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Participaram ainda do encontro, o diretor de Obras da SMIMU, Thiago Cordeiro; o superintendente de Serviços Públicos, Carlos Augusto Siqueira; o presidente da Emhab, Carlos Junior, e o assessor de Fiscalização da SLP, Andrew Crespo.