Vacinação contra a Poliomielite é prorrogada - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacinação contra a Poliomielite é prorrogadaMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por O Dia
Campos — Começou na segunda a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, na qual o foco são os adultos não vacinados entre 20 e 29 anos. São 41 salas mobilizadas para o atendimento, das 8h às 17h. O Dia D para esse público está previsto para o próximo dia 30 de novembro.
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, essa faixa etária é a que mais acumula casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 diagnósticos nos adultos jovens em todo o país. O Departamento de Epidemiologiareitera que não há casos confirmados da doença em Campos desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.
Publicidade
“Apesar disso, precisamos entender a importância da vacinação e a responsabilidade de nos protege. O sarampo é uma doença extremamente contagiosa”, comentou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.
“Vim logo no primeiro dia para a minha faixa etária, para não correr riscos”, disse o universitário Ricardo Rodrigues, 25 anos.
Publicidade
A Vigilância em Saúde alerta que a pessoa deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo grave e gestação. Portadores de câncer, de imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica), de tuberculose, de distúrbios sanguíneos, em uso de medicamentos imunossupressores, ou com deterioração severa da função renal e cardíaca, também não devem se vacinar, sem indicação médica.