As escolas municipais de Campos promovem vários eventos em celebração ao Dia da Consciência Negra - Divulgação prefeitura de Campos
As escolas municipais de Campos promovem vários eventos em celebração ao Dia da Consciência NegraDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — Por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta, as escolas da rede municipal de Campos realizam programação especial ao longo da semana para promover a importância do resgate das raízes do povo negro como fundamental para a formação sociocultural do país. Nesta terça, a Escola Getúlio Vargas, em Tocos, teve apresentação de grupo de capoeira, de dança, maculelê, culinária afro, palestras, paródias e exposições.
“Queremos conscientizar a comunidade escolar como um todo. Estamos fazendo uma série de ações que buscam valorizar e resgatar a influência africana na nossa cultura, como forma de promover maior aceitação e noção de pertencimento dos nossos estudantes, assim como combater o racismo”, diz Luiz Augusto Bernardo, diretor da unidade, que tem 800 estudantes do infantil e fundamental, 40% deles negros.
Publicidade
O Dia da Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Em 2011, uma nova lei instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em cinco estados brasileiros o 20 de novembro é feriado, entre eles o Rio de Janeiro.