Secretaria lança programação especial do Dezembro Vermelho, de luta contra o HIV

Mês marca o combate à Aids, e prefeitura e universidades se unem na campanha de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico

Por O Dia

A Secretaria de Saúde de Campos preparou programação especial para o Dezembro Vermelho, mês de conscientização do combate à Aids
A Secretaria de Saúde de Campos preparou programação especial para o Dezembro Vermelho, mês de conscientização do combate à Aids -
Campos — Depois do setembro amarelo, do outubro rosa e do novembro azul, a Secretaria de Saúde se une aos esforços de conscientização quanto ao HIV no Dezembro Vermelho. A campanha foi lançada nesta segunda, com ações e atividades em grupo com a equipe do Centro de Doenças Infecto Contagiosas (Cdip) e representantes da Uenf. Ao fim do mês, no dia 27, será inaugurado o projeto “Promovendo a Saúde pelas ondas de rádio”.
Na abertura do calendário especial, houve dinâmica e distribuição de preservativo, oficina de perguntas e respostas, aconselhamento sobre doenças, além de testagem rápida, na UENF. Nesta terça, diversas atividades em diferentes locais e horários serão realizadas em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.
“Estamos intensificando as ações de um programa que já existe, que reúne professores e alunos bolsistas da Uenf e agentes do Cdip”, explica Maria Helena Barbosa, assistente social das duas instituições. “Formamos multiplicadores. Somente hoje (segunda) pela manhã, fizemos 12 exames. Também orientamos as pessoas a buscar o CDIP e Unidades Básicas de Saúde (UBS) caso queiram realizar o teste em outra data”.
Programação — Nesta terça-feira, no Centro de Testagem e Aconselhamento, entre 9h e 18h, haverá diálogo em grupo com os pacientes em tratamento e seus familiares, oferta de testagem rápida, além de aconselhamento sobre as doenças.
Nas UBS e Centros de Referência, entre 9h e 16h: ação dialogada grupal, testagem rápida e aconselhamento. No Mercado Municipal e na Rodoviária Roberto Silveira, profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento, acadêmicos da Universidade Estácio de Sá, UFF, IFF, Instituto Politécnico de Ensino (IPE) e UENF realizarão panfletagem dialogada, além de encaminhamentos o Centro de Testagem.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários