Defesa Civil alerta para risco de transbordamento do Paraíba do Sul
Nível do rio atingiu 7,60m, e se aproxima rapidamente da cota de transbordo, de 10,40m no trecho que corta a cidade
O Rio Paraíba do Sul deve atingir 10m nesta sexta. A cota de transbordo é de 10,40mDivulgação Defesa Civil
Por O Dia
Campos — Com a continuada temporada de chuvas nas cabeceiras dos rios afluentes do Paraíba do Sul, o nível do rio que corta Campos mantém sua gradual subida. Se antes não havia risco iminente de transbordamento, não é mais esse o caso. De segunda para terça, o Paraíba subiu cerca de um metro, a bateu 7,60m no total. Como a previsão de chuvas se mantém em muitas regiões, a tendência é a manutenção da elevação das águas.
A Defesa Civil municipal alertou os motoristas campistas para que não estacionem seus carros no Cais da Lapa, devido à aproximação da cota de transbordo do Paraíba, que em Campos é de 10,40m. A expectativa das autoridades é que o aumento do volume do Rio supere os 8m ainda nesta quarta-feira.
Publicidade
A represa da Ilha dos Pombos, na cidade de Carmo, próxima à fronteira com Minas, tem aumentado a vazão para desafogar a pressão das águas. Isso se reflete em elevações muito repentinas do nível no trecho campista do Paraíba.