Os melhores passeios

Conheça algumas das principais atrações do município e da região de Campos

Por O Dia

O Jardim São Benedito é a principal área verde da cidade de Campos
O Jardim São Benedito é a principal área verde da cidade de Campos -


Bosque Manoel Cartucho

Antigamente uma área exclusiva para os pacientes do Hospital Manoel Cartucho, o Bosque foi reaberto ao público recentemente. Parque ecológico, com área para piquenique, espaço com brinquedos infantis, banheiros, lanchonete.

À entrada é cobrada um valor simbólico.

Rua Visconde de Itaboraí, 308 - Parque João Seixas, Campos.

Seg. a sábado, das 10h às 16h. Domingo, das 9h às 16h.

Tel: (22) 2722-3544 (do Hospital).

Jardim do Liceu

O Jardim é o coração de um bairro marcado por prédios e casarões históricos, como o Liceu de Humanidades, instituição de ensino do século 19 que teve como aluno o ex-presidente Nilo Peçanha. Do outro lado do Jardim, a Câmara Municipal, com seu estilo arquitetônico greco-romano. O Jardim costuma abrigar feiras de artesanato, shows de música e festivais de cervejas artesanais.

Livre visitação

Praça São Salvador

Às margens do Rio Paraíba, a praça é o principal espaço público do Centro comercial de Campos, cercada pela Catedral Diocesana e outras edificações históricas. A praça é decorada com um chafariz de louça belga construído em 1904.

Livre visitação.

Museu Histórico de Campos

Vizinho da Praça São Salvador, conta a história do município, apesar do acervo pequeno.

Praça São Salvador, 40 - Centro, Campos.

Ter. a sex., das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 9h às 14h. Fechado às segundas.

Tel: (22) 2728-5058.

Praia e Polo Gastronômico de Grussaí

Grussaí fica no município de São João da Barra, mas é destino costumeiro dos campistas, estando a apenas 35km da cidade. Depois da praia, pode-se almoçar no Polo, que reúne restaurantes e bares, com noa estrutura e estacionamento próprio.

Rua Lourenço Augusto, 760 - Grussaí, São João da Barra.

Tel: não disponível.

Jardim São Benedito

Área verde com parquinho infantil, quadras polivalentes, equipamentos para ginástica, mesas para piqueniques, lago com peixes ornamentais, um viveiro com pássaros e um gramado para piqueniques. O Jardim também abriga a Academia Campista de Letras, fundada em 1939.

Rua Mal. Floriano, s/n - Centro, Campos.

Entrada franca.

Seg. a domingo, das 7h às 22h.

Tel: não disponível.

Horto Municipal

Abriga 153 espécies de árvores. Conta com o Espaço Verde com livros e brinquedos doados, a biblioteca oferece lazer e aprendizagem. Visitas guiadas podem ser agendadas.

Av. Alberto Lamego, s/n - Horto, Campos.

Entrada franca.

Seg. a sex., das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h. Sábados e domingos, das 8h às 14h.

Tel: (22) 98175-0109.

Lagoa de Cima

A 25km do centro de Campos, a Lagoa é muito visitada para a prática de esportes aquáticos, e tem a seu redor um clube, bares e restaurantes. Muitos ciclistas também costumam fazer suas trilhas pela região.

O acesso pode ser feito pela RJ-158 (Campos-São Fidélis), na altura da localidade de Santa Cruz, ou pela BR-101 (Campos-Rio de Janeiro), em Ibitioca.

Parque Estadual do Desengano

Com aproximadamente 22.400 mil hectares, se estende pelos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. A Unidade de Conservação é de responsabilidade do Inea. É aconselhável buscar a orientação de guias para fazer trilhas pelo parque.

Farol de São Thomé

O Farol de São Thomé foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel, em Paris. Construído a partir de 1877 e inaugurado em 1882, ainda hoje funciona na pequena vila praiana a que dá nome. Fica a uma hora de viagem do centro de Campos, pela RJ-216.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários