Primeiro grupo a receber a vacina contra a gripe inclui profissionais da saúde e idosos - Divulgação
Primeiro grupo a receber a vacina contra a gripe inclui profissionais da saúde e idososDivulgação
Por O Dia
Campos — Em meio à pandemia do novo coronavírus, começa nesta quarta (25), em Campos, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Os idosos e profissionais da saúde terão prioridade. As instituições hospitalares receberão equipes de imunização previamente agendadas. Para minimizar a chance de as pessoas mais velhas se colocarem em risco, além dos pontos fixos, a vacinação vai ocorrer em sistema de drive thru, no qual as pessoas não precisarão descer dos carros para receber a proteção contra os tipos conhecidos de gripe.
As áreas onde ocorrerá a imunização dentro dos veículos serão o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e a Fundação Rural de Campos (FRC). Os locais fixos de vacinação foram selecionados por serem arejados e com amplo espaço externo: Centro Esportivo da Escola (CEDE) Lulu Beda, no Jardim Carioca, Guarus, Uenf e Colégio Salesiano, no Parque Tamandaré. Também será instalado posto de vacinação nos mesmos moldes nas UBS de Morro do Coco e do Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será sempre de 9h às 16h.
Publicidade
Também de forma inédita, a vacinação obedecerá uma tabela de idade (veja no fim da reportagem). Equipes da Vigilância Epidemiológica vão aos asilos atender os idosos que moram nesses locais.
"Vamos atender os pacientes que estão acamados e cadastrados na Vigilância às terças e quintas. É muito importante a vacinação dessas pessoas, pois fazem parte de um grupo de risco", diz Andréya Moreira, diretora da Vigilância em Saúde.
Publicidade
Doação — A prefeitura vai aproveitar a mobilização em torno da vacinação e fazer uma campanha de recolhimento de itens de higiene pessoal em prol de famílias carentes, o que se tornou ainda uma necessidade ainda mais urgente no contexto da crise da Covid-19. Podem ser doados e entregues nos postos de vacinação produtos como álcool gel, sabão e papel toalha.
"Em cada posto de vacinação haverá um responsável para receber esse material. A doação será feita pela prefeitura e será divulgada nos canais oficiais", destaca Daniela Tinoco, subsecretária de governo.
Publicidade
Segunda fase — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril, abrangendo professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais.
Terceira fase — A partir de 9 de maio, começa a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, mães em amamentação, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência.
Publicidade
Pontos fixos de vacinação

CEDE Lulu Beda (Jardim Carioca)
Colégio Salesiano
Uenf
UBS Morro do Coco
UBS Lagamary
Tabela de vacinação de acordo com a idade

Quarta, dia 25 — Idosos maiores ou iguais a 80 anos
Quinta, dia 26 — Idosos entre 70 e 79 anos
Sexta, dia 27 — Idosos entre 60 e 69 anos
Segunda, dia 30 — Idosos entre 60 e 69 anos
Terça, dia 31 — Retoma maiores ou iguais a 80
Quarta, dia 1º — Idosos entre 70 e 79 anos e assim sucessivamente