Campos dobra número de casos confirmados do novo coronavírus em 24 horas

Até sábado, eram três positivos; prefeito Rafael Diniz confirmou mais três neste domingo, dois deles contaminados por transmissão local

Por O Dia

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, inaugurou a oitava estação de tratamento de esgoto do município
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, inaugurou a oitava estação de tratamento de esgoto do município -
Campos — Em 24 horas, o número de casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus em Campos dobrou. Neste domingo de manhã, o prefeito Rafael Diniz divulgou que mais três exames deram positivo para o covid-19. Com esses novos pacientes, confirma-se o contágio comunitário, ou seja, houve transmissão local da doença. No município há ainda outros 13 casos suspeitos, cinco deles internados, com quatro em estado grave. Vinte e sete casos já foram descartados.
Dois dos três novos casos contraíram o coronavírus na cidade. Um pelo primeiro paciente diagnosticado, e outro foi contaminado por um parente, morador de Campos que esteve em Nova Iorque.
“Reforço à população de Campos o que as autoridades na área de saúde tem pedido: fiquem em casa. O isolamento social é muito importante neste momento para contermos a propagação da doença. Em caso de sintoma, busque o 192 que um médico vai orientá-lo”, diz Diniz, em vídeo divulgado pela prefeitura.
Atendimento especializado — A Prefeitura implantou semana passada oCentro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos (CCC), preparado para recebe pacientes encaminhados por médicos do atendimento 192. São mais de 100 profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, auxiliares.
O Centro oferece recepção para identificação de sintomas e higienização das mãos, diferentes etapas de triagem, consultórios e três andares de internação e uma UTI dedicada ao tratamento da Covid-19. Além disso, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, faixas pintadas no chão e marcações em cadeiras da unidade indicam o distanciamento necessário a todas as pessoas que chegam para atendimento que é 24 horas.
O CCC tem capacidade atual de 40 leitos clínicos, 19 leitos de UTI, além dos cinco leitos da sala vermelha. O Centro está em adaptação para garantir mais 19 leitos de UTI.

Comentários