O Hemocentro de Campos precisa de uma média de 70 doações diárias para atender todo o Norte e o Noroeste Fluminense, mas recebe apenas 25 - Divulgação prefeitura de Campos
O Hemocentro de Campos precisa de uma média de 70 doações diárias para atender todo o Norte e o Noroeste Fluminense, mas recebe apenas 25Divulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A manutenção de seus estoques de sangue tem sido um desafio para o Hemocentro Regional de Campos (HRC). Durante a quarentena do coronavírus o HRC, que usualmente precisa atender à demanda de toda a região Norte Fluminense, tem percorrido condomínios da cidade para fazer a captação sem que as pessoas tenham que se deslocar. No mês passado, três deles receberam a visita da unidade volante do hemocentro.
Na terça, começa o giro de maio, em que cinco condomínios vão participar da mobilização. Além deles, o Hipermercado Assaí, na chegada a Campos, perto do Treco do Índio, será a base do HRC nos dias 19 e 21 deste mês.
Publicidade
Além disso, a sede do Hemocentro, no Hospital Ferreira Machado, continua recebendo as doações, das 7h às 18h, todos os dias. Para agendamento ou dúvidas, deve-se ligar para o telefone (22) 981.752.599, ou pelo e-mail [email protected].
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter praticado atividades físicas intensas até cinco horas antes da coleta, e fazer refeições leves e sem gordura até três horas antes. Também é preciso dar um prazo mínimo de 60 dias entre doações, o que permite que uma pessoa doar sangue até quatro vezes por ano.
Publicidade
Calendário do HRC nos condomínios:
Dia 5/5 - Condomínio Cassis - Parque Imperial
Dia 12/5 - Condomínio Vida Bella - Jóquei Clube
Dia 14/5 - Condomínio das Castanheiras - Pecuária
Dia 19/05 - Hipermercado Assaí
Dia 21/05 - Hipermercado Assaí
Dia 26/5 - Condomínio Água Marinha - Parque Rodoviário
Dia 28/5 - Condomínio Marajó - Pecuária.