Equipes visitaram açougues e comércios de carne.  - Vigilância Sanitária
Equipes visitaram açougues e comércios de carne. Vigilância Sanitária
Por Bertha Muniz
Publicado 15/10/2020 19:48 | Atualizado há 17 horas

CAMPOS - Fiscais da Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, da Defesa Agropecuária Estadual e policiais da 2° Cia do 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), deflagraram nesta quinta-feira (15), a 2ª fase da operação "Boi Garantido".

Desta vez, equipes visitaram açougues e comércios de carne da localidade de Travessão de Campos, apreenderam 796 kg de produtos de origem animal clandestinos. De acordo com a Vigilância Sanitária, três estabelecimentos foram fiscalizados. No primeiro, os fiscais não constataram irregularidades. No segundo, foram encontrados 17 kg de carne bovina de origem legal, porém armazenados inadequadamente.
Publicidade

No terceiro, foi flagrado o funcionamento de um açougue com 604 kg de carne bovina de origem clandestina, além de outros 175 kg de produtos de origem animal, entre carne suína, frango, linguiça, carne seca e miúdos, clandestinos sendo ofertados ao comércio varejista impróprios ao consumo humano.

Os 779 kg encontrados neste açougue foram apreendidos e o proprietário da carne clandestina foi levado para a delegacia de Guarus, onde foi ouvido e liberado. Todo o material apreendido nos dois açougues foi inutilizado em um aterro sanitário da região.
Publicidade

Desde que começou, no último dia 6 de outubro, a Operação Boi Garantido já tirou 1.436 kg de produtos de origem animal clandestinos e impróprios para o consumo de circulação. A primeira fase da operação aconteceu no dia 6, em Morro do Coco, e resultou na apreensão de 300 kg de carne e derivados de origem clandestina. Já a segunda fase foi realizada na quinta-feira passada (8), em dois minimercados do Parque Santa Rosa. Ao todo, 340 kg foram a