Profissionais do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) foram uns dos selecionados neste primeiro momento. - Foto: Divulgação.
Profissionais do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC) foram uns dos selecionados neste primeiro momento.Foto: Divulgação.
Por Bertha Muniz

CAMPOS - A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, teve início nesta quarta-feira (20) e, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), os profissionais de saúde da linha de frente do combate à doença serão prioridade. A imunização começa às 7h e será aplicada por três equipes que vão trabalhar de forma simultânea nas unidades de saúde com atendimento para Covid-19.

Neste primeiro momento foram selecionados o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital Dr. Beda, que estão com a maior taxa de ocupação de leitos Covid-19 do município neste momento.
Publicidade

“Essas unidades de saúde irão atender as pessoas que estão na linha de frente da Covid que são os médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas que lidam diariamente com o paciente com a doença”, explicou Charbell Kury, subsecretário de atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.

O município recebeu nesta terça-feira (19) um total de 5.400 doses da Coronavac, número este insuficiente para atender as demandas necessárias. A indicação da Secretaria Estadual de Saúde é que a segunda dose seja aplicada em um intervalo de 21 dias.
Publicidade

A segunda remessa de vacina, com a segunda dose desses grupos prioritários que serão vacinados nesta fase, chegará em 2 ou 4 semanas, segundo a SES-RJ. Quando o Ministério da Saúde liberar mais vacinas ao estado e, consequentemente aos municípios, será possível ampliar a vacinação ao grupo da primeira fase e das demais fases do Plano Nacional de Imunização.

Vacinação Simbólica – O primeiro a receber a vacina foi o enfermeiro André Luís Gomes, de 46 anos, que atua na Unidade de Pacientes Graves (UPG) para Covid-19 no Hospital Geral de Guarus (HGG), durante uma vacinação simbólica com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho, nesta terça-feira (19). A vacina foi aplicada por Charbell Kury.