O local possuía quatro porta focos e agora conta com 11, incluindo semáforos para ciclistas Foto JM Campinho/Divulgação
Semáforos também para ciclistas entre ações que visam ordenar o trânsito
IMTT acaba de instalar semáforos inteligentes na Avenida Alberto Lamego com Arthur Bernardes
Campos – O ordenamento do trânsito em todas as regiões do município é um dos desafios do governo de Campos dos Goytacazes (RJ). A proibição de circulação de caminhões com mais de quatro eixos na área urbana da cidade foi uma das medidas impactantes, visando aumentar a segurança e reduzir os desgastes das vias. A instalação de semáforos inteligentes acaba também de ser definida.
Mais de 75 cruzamentos já contam com os novos semáforos inteligentes no município, instalados pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Nessa terça-feira (11) foram colocados os equipamentos no cruzamento da Avenida Alberto Lamego com a Dr. Arthur Bernades, e na rotatória da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, aponta que, para aumentar a segurança no local, também foram instalados semáforos para ciclistas. “O cruzamento possuía quatro porta focos com um sistema antigo e com as sustentações apresentando desgaste. Agora, foram instalados 11 porta focos, incluindo os semáforos para ciclistas, trazendo modernidade, tecnologia e mais fluidez para o trânsito”.
Oliveira ratifica que, além de modernizar o sistema, a quantidade dos semáforos foi ampliada: “Agora a sinalização está funcionando em cinco fases, mas cinco fases interligadas, trazendo fluidez para os motoristas, ciclistas e todos os usuários do trânsito. O tráfego no local segue normalmente, sem nenhuma retenção”. Quanto à proibição de veículos quatro eixos em áreas urbanas, ele reforça que há rota alternativa.
Segundo o presidente, a decisão foi tomada após reunião no gabinete do prefeito em exercício, Frederico Paes, para avaliar o impacto do primeiro dia de vigência da portaria, segunda-feira (10): “Um dos principais problemas analisados foi o fluxo intenso de caminhões na Avenida Arthur Bernardes, provocado pela não liberação da Estrada dos Ceramistas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ)”.
O trajeto alternativo (provisório) estabelecido na reunião tem o seguinte percurso: BR-101 até a Avenida Arthur Bernardes (Trevo do Índio); Estrada do Carvão; RJ-238 (Estrada dos Ceramistas); RJ-216 (Trevo do Jóquei); BR-356 (Avenida Presidente Kennedy) e vice-versa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.