No perfil do Instagram Ap.1104rj, plantas com destaque
 - fotos Divulgação
No perfil do Instagram Ap.1104rj, plantas com destaque fotos Divulgação
Por Marina Cardoso

Uma casa decorada do jeitinho que o morador sonha deixa o espaço com mais cara de lar. Nem a falta de dinheiro para contratar um profissional especializado pode ser considerado empecilho. No melhor estilo DIY ('Do It Yourself' ou 'faça você mesmo', em tradução livre), perfis de decoração no Instagram compartilham dicas e viram inspiração para quem não pode gastar muito e está à procura de ideias.

Dona de um desses perfis, o Ap.1104rj, a administradora Angélica Morais, 36 anos, estava decorando a sua casa enquanto desfrutava de uma licença-maternidade. Em busca de ajuda, criou a conta na rede social. "Pensei que seria uma oportunidade para poder ver e ter dicas de como decorar uma casa real, com problemas reais, sem projetos caros e sem grandes investimentos. Existe uma troca diária de informações. Os seguidores estão sempre próximos, participando e ajudando em etapas da decoração", afirma ela.

Situação parecida viveu a bancária Vanessa Santana, 31 anos, dona do perfil Apartamento 1317. Ela criou o perfil com o intuito de compartilhar suas escolhas para a nova residência. "A ideia era mostrar a mobília nova. Passamos a divulgar nosso dia a dia. Gosto de mostrar de tudo um pouco: sala, quarto... Além disso, gosto de postar fotos da decoração de mesas postas", diz ela.

Não por acaso a grande atração dos perfis fica por conta do décor das mesas. Tanto Angélica quanto Vanessa explicam o passo a passo para enfeitar uma mesa seja para receber visitas, seja para refeições especiais. Além disso, as duas internautas ajudam moradores que querem botar a mão na massa e reciclar um objeto que parecia sem uso.

A tendência também pegou de jeito a internauta Débora Nascimento, 30 anos. Ela explica aquilo que mais se destacou no histórico de postagens do seu perfil (@apartamento104) no Instagram. "A reforma do nosso armário locker, a parede cinza com a nossa galeria e a estante de ferro com cara de escritório que transformamos em uma estante-bar para sala despertam o interesse dos seguidores. São ideias acessíveis nas quais as pessoas podem se inspirar", conta.

Você pode gostar