TikTok é um dos apps mais populares do mundo - Unsplash/Kon Karampelas
TikTok é um dos apps mais populares do mundoUnsplash/Kon Karampelas
Por Marco Sá
Um dos mais populares aplicativos de mídia social da atualidade, o TikTok, pode estar com os dias contados nos Estados Unidos, acusado de compartilhar informações com o governo chinês.

Em entrevista ontem à Fox News, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo disse que os usuários só devem baixar o app "se quiserem suas informações privadas nas mãos do Partido Comunista Chinês".

"Não temos maior prioridade do que promover uma experiência de aplicativo segura e protegida para nossos usuários. Nunca fornecemos dados de usuários ao governo chinês, nem o faríamos se solicitado", afirmou um porta-voz do TikTok em resposta ao comentário de Pompeo.

A ByteDance, desenvolvedora do programa, garante que seus data centers estão localizados fora da China e, portanto, não está sujeito às leis chinesas. A companhia também já havia informado que deixará a bolsa de Hong Kong, devido à aprovação de novas leis de segurança chinesas.

O embargo ao TikTok não seria novidade para a empresa. Na semana passada, foi a vez do governo indiano dizer que esse e outros apps chineses representam ameaça à soberania.