Google vai lançar smartphone de entrada na Índia

Parceria com operadora local pode alcançar população sem acesso à internet

Por Marco Sá

Prédio do Google em Londres
Prédio do Google em Londres -
Para ampliar o acesso à tecnologia na Índia e participar da recuperação da economia local, a Google divulgou no início da semana um investimento bilionário.
Em conferência conjunta realizada hoje (15), a companhia de Mountain View anunciou investimento de US$ 4,5 bilhões nas plataformas da Reliance Jio. Com isso, a Google se alia ao Facebook para ser um dos maiores acionistas da indiana.

Um comunicado publicado pela própria gigante de buscas revela que esse dinheiro será investido no desenvolvimento de um smartphone de entrada com sistema operacional Android, com o objetivo de alcançar cerca de 200 milhões de habitantes que não tem acesso à internet, de acordo com estimativa do governo indiano. A viabilidade do investimento veio da capacidade da operadora Jio de levar internet móvel para as regiões mais remotas da Índia.

“Foi incrível ver as mudanças nos planos de tecnologia e de rede que permitiram que mais de meio bilhão de indianos ficassem online. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas na Índia ainda não tem acesso à Internet e tampouco possui um smartphone. Portanto, há muito mais trabalho pela frente”, diz o documento.
Recentemente, a Jio lançou o JioMeet, um aplicativo de videoconferências para fazer frente ao Zoom.

Comentários