Solidão pós-quarentena

Depois de ter a companhia constante do dono por meses, cães e gatos podem desenvolver ansiedade de separação no pós-quarentena

Por Larissa Sant'Ana

O gato e a solidão
O gato e a solidão -

O Rio de Janeiro está passando por uma flexibilização do isolamento social. Com isso, algumas pessoas estão voltando a trabalhar fora de casa. Para elas, a atenção com os bichos deve ser redobrada. Acostumados com a companhia constante dos donos por um longo período, os animais podem desenvolver ansiedade de separação com a mudança na rotina.

Sinais comportamentais como destruição de móveis e objetos, e fisiológicos como salivação e aumento do batimento cardíaco e respiratório podem ser observados em cães que desenvolveram o transtorno.

Já os gatos podem apresentar vocalização excessiva, alteração na eliminação da urina e apatia. Para amenizar a ausência do tutor, a dica de Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, é aumentar a quantidade de exercício e atividade física - o bicho deve ter pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica por dia, e se isso for feito antes do dono sair ele irá aproveitar o momento sozinho para relaxar.

Deixar à disposição brinquedos interativos e enriquecimento ambiental também ajuda. O ambiente que o bicho vai ficar sozinho deve ser confortável. Por exemplo, é totalmente contraindicado deixar o animal de estimação sozinho na lavanderia com a máquina de lavar ligada.

Apesar de lidarem melhor com momentos sozinhos, as dicas também podem ser colocadas em prática com os gatos de estimação, principalmente se o período de trabalho é noturno, hora do dia em que os bichanos costumam ficar mais ativos.

 

Bichos do leitor: conheça a dupla Elvis e Drumett

Bichos do leitor: Elvis e Drummet - Arquivo pessoal

Os bichinhos de estimação do nosso leitor Wander Luis Ferreira são o Elvis e o Drumett. Os dois gatos chegaram na casa de mansinho e, em pouco tempo, conquistaram o coração de todos. Eles são muito ágeis e as atividades prediletas deles são brincar e pular nos galhos das plantas. Quer ver seu bichinho na coluna É o Bicho também? Mande uma foto para canaldopet@igcorp.com.br e conte tudo sobre ele.

DOGTV com sinal liberado

Canal DOGTV com sinal aberto - Divulgação

De hoje até o dia 27, o canal DOGTV estará com o sinal aberto nas operadoras de TV por assinatura Claro, Vivo e SKY. O conteúdo de músicas e imagens é baseado em pesquisas e desenvolvido para entreter, estimular e acalmar os bichos. Também há programas para os donos com dicas de brincadeiras e alimentação.

Amor da família

Saúde dos bichos - Divulgação

Pesquisa realizada pela Comac revelou que mais de 95% dos brasileiros consideram a saúde do bicho tão importante quanto a da família. A média de investimento mensal dos donos de cães é de R$ 220 e de gatos, R$ 160. "As famílias levam os pets mais ao veterinário, se preocupam em dar medicamentos preventivos e investem no entretenimento para o bem-estar", diz o veterinário Leonardo Brandão.

Cuidado com o bichano

Se o gato estiver com as orelhas em pé, voltadas para fora e com olhos estreitos é porque ele está bravo. Deixe-o no espaço dele nesse momento.

Cachorros podem sonhar

Sabe quando o cão está dormindo e se mexe muito? Segundo estudos, ele provavelmente está sonhando com o dono ou com atividade diária.

O inverno chegou

Pets no inverno - Divulgação

A estação mais fria do ano chegou e os cuidados com o bicho devem aumentar. Apesar de terem o pelo como proteção, os animais podem sentir frio, ficar mais vulneráveis à doenças respiratórias e ter dores intensificadas. Tremores, corpo encolhido e patas, focinho e orelhas gelados são indicativos de que o pet está com frio. Roupas específicas e cobertores espalhados pela casa e na caminha dele são formas de aquecê-lo. A alimentação deve ser de qualidade para que as calorias ajudem a manter o corpo aquecido.

Cães idosos e agressivos

A impaciência de um cão idoso que costumava ser calmo pode ser uma alteração cognitiva ou incômodo corporal (dor). O mais indicado é procurar um veterinário de confiança para check-up e fazer tratamento do problema.

Comentários