Gatos castrados - pexels
Gatos castradospexels
Por Larissa Sant'Ana
A expectativa de vida de um gato pode dobrar após a castração. Isso acontece porque, após a cirurgia, as fugas diminuem em até 94%. Natália Lopes, veterinária da Royal Canin Brasil, explica que, dentro de casa, o gato se torna menos suscetível a doenças infecciosas contraídas na rua, a acidentes, traumatismos, intoxicações e até maus-tratos. Outro ponto que ajuda na longevidade é evitar as doenças do sistema reprodutivo, principalmente nas fêmeas, que apresentam tumor de mama e problemas no útero com frequência.
Reproduções indesejadas e, consequentemente, o abandono também são pontos que contam a favor da castração. Para os donos que têm receio de castrar, a especialista explica que o processo é simples. Com o animal em jejum e anestesiado, para que não sinta dor, os órgãos reprodutores - testículos dos machos e ovário e útero das fêmeas - são retirados por meio de pequenos cortes.
Publicidade
Antes do procedimento, que costuma ser realizado a partir dos 6 meses de vida, a boa saúde do gato deve ser atestada e todas as vacinas aplicadas. Cuidados também devem ser tomados após a castração, um dos principais é com a alimentação. Se o alimento for dado à vontade, o gato macho castrado tende a comer 26% a mais (em gramas) e a fêmea 18%. Já a atividade física diminui.
Esse combo eleva o risco de obesidade, doença que afeta muito a saúde dos animais, em até 3x. Por isso, dar a ração ideal (desenvolvida especialmente para gatos castrados) e na quantidade certa é muito importante. No fim, os benefícios da castração são mais vantajosos do que os pontos de atençã
Publicidade
Bicho do leitor: conheça a golden retriever Pérola
Pérola. Arquivo pessoal
Pérola. Arquivo pessoalArquivo pessoal
Há um ano, Juliana Seidner adotou Pérola, uma forma de recordar de seu outro golden, Joey, que havia morrido. Tão bagunceira quanto carismática, Pérola e a alegria da casa e dos amigos que chegam. Ju ainda conta que ela é bem gulosa: quando o pratinho de ração chega, não tem nada que tire a concentração dessa garota de três anos.
Publicidade
Não coloque roupa no gato
Não coloque roupa no gato
Não coloque roupa no gatoPexels
Bichos de roupa ficam sempre muito fofos. As peças também têm a função de esquentar nos dias mais frios. Mesmo assim não são indicadas para gatos sem supervisão. Eles têm o hábito de pular em locais altos e podem acabar ficando pendurados pela roupa, o que pode causar graves acidentes. Cobertas (que não soltem fios) irão resolver o frio de forma segura.
Publicidade
Pele também é saúde
Saúde da pele do cachorro
Saúde da pele do cachorroDivulgação
O dono não vê a pele do cachorro, mesmo assim precisa cuidar dela. Dermatites, as infecções de pele, estão entre as doenças mais comuns nesses bichos. Cães de raça, principalmente de pelo longo, são mais propensos ao problema. A veterinária Thais Matos afirma que os principais sintomas são perda de pelo, coceira, lambida e mordida no local afetado. Boa alimentação e cuidados com a higiene são formas de prevenção.
Publicidade
Ajuda para ONG Amigo Não se Compra
Entre os dias 15 e 30 deste mês, a Não+Pelo doará R$ 10 de cada sessão de depilação para ajudar a associação da causa animal.
Publicidade
Espiritualidade dos animais
O Centro Espírita Asseama lança hoje o podcast Fala Animal, que abordará a espiritualidade dos bichos. Os episódios serão lançados aos domingos (10h) no Spotify e outras plataformas.
Publicidade
Pasmem: cães enxergam cores
Cães enxergam cores
Cães enxergam coresDivulgação
Chegou a hora de acabar com um grande mito: cães não enxergam apenas em preto e branco. Isso mesmo que você leu, o cachorro consegue ver cores, mas não são todas. Vermelho, laranja, verde, rosa e lilás são cores que os olhos desses pets não diferenciam. Dessa forma, a visão fica em uma escala de azul, amarelo e cinza. Isso ficou comprovado em pesquisas que analisaram as células da retina e fizeram experimentos com cores. Portanto, o ideal é que, para se destacarem, os brinquedos do cão sejam azuis ou amarelos.
Publicidade
Dentinhos de leite dos cães
Filhotes trocam os dentes de leite por permanentes entre 3 e 8 meses de vida. Quando um dente cai, outro (que nasceu por trás) estará no lugar. É comum sangrar um pouco na hora da queda. Não tem problema se o dente for engolido, ele saíra nas fezes.