Por O Dia

Rio - Este ano (2018) comemora-se o aniversário de 130 anos da primeira edição de A Doutrina Secreta, obra lançada em 1888 e que pretendeu ser uma compilação de ensinamentos antigos, esotericamente transmitidos por várias tradições.

Esta foi considerada a publicação mais importante lançada no Ocidente, nos últimos tempos. A autora é Helena P. Blavatsky, também conhecida como Madame Blavatsky ou H.P.B. Estes livros - são seis volumes na edição brasileira - trazem em si uma verdadeira revolução. Ciência, religião e filosofia transitam fluidamente por suas páginas, e todos os assuntos são abordados com profundidade e originalidade.

Para sua escrita, a autora foi permanentemente auxiliada por Mestres e outros amigos, que se dispuseram a cooperar diuturnamente com ela, durante meses a fio, para que o trabalho fosse realizado a contento e publicado a tempo. Sem A Doutrina Secreta o mundo estaria bem mais confuso e ignorante do que o que enfrentamos atualmente. Alguns dos ensinamentos mais intrigantes da obra dizem respeito às origens do universo e do homem. Pessoas comuns, grandes cientistas, escritores, pintores, músicos, filósofos, religiosos e místicos têm se encantado com A Doutrina Secreta e colocado parte de seus ensinamentos em prática. Na primeira página de cada volume, Madame Blavatsky escreveu:

"Esta obra é dedicada aos verdadeiros teósofos de todos os países, seja qual for a raça a que pertençam. Eles a solicitaram e para eles foi escrita".

Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR

Você pode gostar
Comentários