Por O Dia
Tive um sonho. Uma moça me perguntava qual seria, na minha opinião, a missão principal do Brasil.
Era sabido e ensinado, antigamente, que cada nação tem seu papel a desempenhar. Cada povo traz uma característica fundamental e a compartilha com o mundo — desde uma pequena ilha, até o país mais avançado.
Publicidade
E o Brasil? Qual o lugar que lhe está reservado no contexto das nações? O que temos para repartir com os demais povos? O que em nossa gente é mais perceptível, independentemente de crises e oportunidades?
Existiria algo que emanaria do conjunto de nossa população e formaria como se fosse uma potente nuvem de energia, à qual poderíamos chamar de inconsciente coletivo? Quem entrasse no país seria tocado pela tônica dessa nuvem, sendo influenciado por sua vibração. O mesmo ocorreria em qualquer outro local.
Publicidade
Isso explicaria a influência a que estamos sujeitos quando vamos morar noutro lugar. Logo, logo pegamos o sotaque da região, e esse sotaque pode ser físico e também psíquico.
Mas qual, na sua opinião, pode ser a grande contribuição do Brasil para si próprio e para o mundo? Qual você considera sua melhor característica? Em que você contribui para engrandecer essa qualidade?
Publicidade
Assim como o país se aperfeiçoa, nós também estamos nos aprimorando, em meio a esse gigantesco jogo de interesses.
Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR