Especislista Leo Reis, em entrevista, para a Coluna Amigo Fir, com Eduardo MagalhãesFoto: Divulgação

 Dominar diferentes idiomas é uma das competências sociais e profissionais que nos ajudará a abrir portas e a ter vantagem competitiva no ambiente de trabalho. Mas além disso, ter uma mente bilíngue também traz muitos benefícios para a nossa saúde física e mental, é o que afirma o professor e linguista Leo Reis, CEO da The American English Experience.
“Falar outros idiomas permite descobrir outras culturas, estilos de vida e conhecer novas pessoas ao redor do mundo. Além disso, compreender outros hábitos e costumes é uma experiência enriquecedora”, afirma Leo Reis, que já atendeu personalidades brasileiras como, César Menotti, Lauana Prado, Luciana Vendramini e Neymar Jr. em seu curso.
Um estudo publicado pelo “La Vanguardia”, em 2012, apontou que aprender uma segunda língua permite retardar ou eliminar o risco de sofrer doenças neurodegenerativas. Leo Reis afirma que um dos principais benefícios de ser bilíngue é a chance de retardar o aparecimento da demência na vida da pessoa. “Estudar um segundo idioma aumenta a atenção e a memória do indivíduo, nos protegendo de um possível declínio cognitivo”, afirma.
Fergus Crack, responsável por um estudo do Instituto Rotman, de Toronto, assegura que o bilinguismo proporciona um estímulo mental que cria uma reserva cognitiva, e é isso que atrasaria o aparecimento dos sintomas do Alzheimer ou um AVC, por exemplo.
“Dominar diferentes idiomas é uma das competências sociais e profissionais que nos ajudará a abrir portas e a ter vantagem competitiva no ambiente de trabalho. Mas, além disso, ter uma mente bilíngue também traz muitos benefícios para a nossa saúde física e mental”, é o que afirma o professor e linguista Leo Reis, acrescentando sobre seus planos para o futuro como mestre em linguística: “Minha maior inspiração e acompanhar o desenvolvimento linguístico de meus alunos e saber que minha metodologia realmente funciona”.