Cristiane Amâncio, Andrea Aquino, Thiago Gomide e Anne Pimentel: palestra sobre os desafios da Educação InfantilAlberto Jacob Filho
Por Thiago Gomide
Publicado 21/04/2021 21:51
No meio de uma turma repleta de falantes crianças havia uma que não interagia. Quieta entrava, quieta saía.
Ao lado de uma aldeia de pescadores, a escola municipal em Pedra de Guaratiba abraçava os estudantes mais carentes da região. Olhar trinta ou quarenta crianças ao mesmo tempo nem sempre é possível. Administrar uma sala de acolhimento com tantos pequenininhos nunca é fácil. Há quem deixe passar o mais quietinho.
Publicidade
Anne Pimentel era o contrário. Além de ceder toda a energia para a meninada, fazia questão de entender os porquês do aluno retraído não participar.
A resposta veio.
Publicidade
Em um evento, perto da praia, o menino puxou a mão da professora e fez a pergunta que é a manchete dessa coluna.
Colocando em pauta o protagonismo do estudante, Anne pesquisou em tudo que era canto e junto de toda a classe construiu um projeto que mostrava aos pais a resposta da questão.
Publicidade
Nas apresentações o mais falante era o menino quieto.
Virou projeto premiado. Discutido em rodas de educadores. Exemplo da força que é o olhar. O escutar. O permitir.
Publicidade
De professora foi caminhando para a Gerência de Educação Infantil, onde ficou de 2010 a 2018.
Ajudou na construção de projetos importantes para a Educação do Rio de Janeiro, como a Jornada Pedagógica da Educação Infantil, mobilizando milhares de professoras, professores, merendeiras...
Publicidade
Em 2019 foi para o Instituto Helena Antipoff, estabelecimento público referência em ensino especializado em Educação Especial.
Quando fui trabalhar na MultiRio, empresa pública de midiaeducação, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, pedi à Anne que fizesse uma palestra para os funcionários sobre o universo da Educação Infantil, tão rico e distante do conhecimento de jornalistas e afins.
Publicidade
Além de preparar uma apresentação impecável e convidar duas colegas para dividir o palco, Anne pacientemente respondeu as mais diferentes perguntas.
Até quem não falava, falou.
Leia mais