Fernando Haddad (PT) - Mauro Pimentel / AFP
Fernando Haddad (PT)Mauro Pimentel / AFP
Por Leandro Manzinni

O comando da campanha de Fernando Haddad (PT) traça estratégias para chegar ao final do primeiro turno empatado ou à frente do adversário Jair Bolsonaro (PSL). Mapeou os locais onde o PT tem histórico de vitórias, como em Alagoas. Caciques petistas pediram ao clã Calheiros (Renan pai e filho) para reforçar a campanha, em especial nos rincões, para reverter o atual quadro de derrota de Haddad. Alagoas é o único estado no Nordeste onde Bolsonaro está à frente do petista.

Cenário

Com o controverso apoio do PT, Renan Filho (MDB) lidera a corrida ao governo de Alagoas. Com o apoio petista, Renan Calheiros lidera a corrida à reeleição ao Senado.

Debandada

No Rio de Janeiro, candidatos a deputado pelo PDT, de Ciro Gomes, e pelo PR - do Centrão, que apoia Alckmin (PSDB) - já pedem votos para Bolsonaro em 'santinhos'.

Tchau, Alckmin

Um dos caciques do DEM em Minas Gerais, com votos comprovados em mais de 400 cidades no estado, o ex-deputado Lael Varella pede em vídeo votos para Bolsonaro.

Datafrevo 1

É plausível estranhar a ascensão meteórica de Fernando Haddad (PT) nas pesquisas Datafolha divulgadas nos dias 21 e 28 de setembro, nas quais apareceu com 16% e 22%, respectivamente. Levantamento da Coluna mostra que o instituto tem um fetiche por Pernambuco, estado onde o PT sempre teve massa de votos. O Datafolha concentrou boa parte das entrevistas dessas duas rodadas no estado nordestino.

Datafrevo 2

Na pesquisa BR-08687/2018, do dia 28, sexta passada, Pernambuco surge com terceiro maior número de cidades pesquisadas no país: 56 (ou 30,4% dos municípios do estado), e proporcionalmente em segundo lugar na lista como estado mais pesquisado.

Ah, bom...

Segundo um dos responsáveis pelo Datafolha, Jean Souza, o instituto usou Pernambuco como uma das bases diante da demanda de sondagens encomendadas para o governo do estado, uma praxe nacional. Ou seja, foi por otimização de custos. As pesquisas foram encomendadas pela Folha e pela Globo.

Atrasadão

Após anos, o Planalto encerrou dois cabidões de aspones no Decreto 9.512: extinguiu os comitês gestores da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Cola...

A cinco dias das eleições, a militância virtual de Bolsonaro (PSL) disparou longa lista com os nomes e números de candidatos em todo o país "oficialmente" apoiados pelo comando nacional da campanha. O documento, ao qual a Coluna teve acesso, chama-se "Time Bolsonaro Brasil" e tem algumas curiosidades.

...eleitoral

Para governadores, a orientação é de voto em candidatos do PSL, PSC e PRTB. Uma das exceções na lista é Ronaldo Caiado, candidato do DEM ao Governo de Goiás. Em alguns estados, como Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, algumas opções de voto para senadores e governadores aparecem em branco.

Equilíbrio social

O governador Luiz Fernando Pezão, do Rio, sancionou a lei que prorroga por mais dez anos o sistema de cotas para ingresso em universidades estaduais. Um dos defensores da cota, mesmo antes de ocupar o cargo, é o secretário de Educação Wagner Victer. E vem da rede estadual a maioria dos beneficiados.

America First

Começou a aparecer a conta para o Brasil da fusão da Embraer com a Boeing, avalizada pelo governo Temer: a fábrica do KC90, super cargueiro da franco-brasileira que seria desenvolvido em São José dos Campos (SP), será... nos Estados Unidos, com geração de emprego, renda e tributos na terra de Trump.

ESPLANADEIRA
Publicidade
O ENAMAT realizará seminário sobre os 30 anos da Constituição de 1988 dias 8 e 9 de outubro.
Carlos Alberto Serpa e Leandro Bellini promoverão na Fundação Cesgranrio, entre 23 e 28 de outubro, a Semana Cultural, com a participação de Elza Soares e outros artistas.
Publicidade
A sede e a praça dos pedágios da LAMSA na Linha Amarela serão iluminados em homenagem ao Outubro Rosa
O advogado Pedro Gordilho lança sábado 'Um Lustro nas Salas de Concerto', no Espaço Cult PaulOOctavio, em Brasília.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários