Brasília - Os conselheiros da Agência Nacional de Petróleo (ANP) terão um Natal turbinado se atentarem para o que se engendra entre tanques das grandes distribuidoras - que dominam quase 80% do mercado nacional. Com o incêndio que ocorreu na última segunda-feira, na Refit, refinaria em Manguinhos (RJ), as grandes distribuidoras já se organizam para elevar o preço do combustível no Rio de Janeiro. E o consumidor é quem paga a conta do oportunismo capitalista.
Bandeira branca
A aposta é que falte combustível nos postos 'bandeira branca' e, com isso, essas empresas vislumbram a oportunidade de faturar mais durante as festas de final de ano com a alta demanda nos postos.
Filas
Em Brasília, os motoristas já fazem filas desde a quarta-feira à noite em alguns postos de bandeira branca para garantir o combustível mais barato.
Dando bandeira
Os diretores da ANP, que não saem dos gabinetes para encher o tanque, estão por fora do ocorrido: em nota, a Agência informa "que não tem essa informação". A gasolina chegou a subir 6% em postos do Rio. Segundo a ANP, "no momento não há risco de desabastecimento". A conferir.
Comércio
O presidente da Fecomércio RJ, Antônio Queiróz, está fechando o ano com uma boa notícia para o setor: pesquisa exclusiva que será divulgada hoje aponta que os fluminenses estão com boas expectativas para 2019.
Renda
57,3% dos entrevistados acreditam que a renda vai aumentar. "Depois de um ano muito difícil, ver o consumidor esperançoso reforça o otimismo do empresariado", disse Queiróz com exclusividade para a Coluna. A Fecomércio ouviu 1207 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro na capital e municípios do Estado.
Independência
A Advocacia do Senado irá alegar "independência e harmonia de poderes" no recurso que será apresentado ao STF para tentar reverter a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que determinou que a eleição para a presidência da Casa seja aberta.
Liminar
A liminar foi deferida a partir de um mandado de segurança protocolado pelo senador Lasier Martins (PSD-RS). O parlamentar afirma que a decisão de Marco Aurélio confirma que "a transparência venceu a velha política".
Saído
Antônio Claret espalha que pediu demissão da Infraero. Mas a verdade que taxia nos corredores da estatal é que o ex-presidente foi demitido após reunião do Conselho Diretor. Claret estava forçando uma aproximação com os militares que vão mandar na Infraero no iminente governo Bolsonaro, conforme a Coluna publicou.
Te cuide, passageiro
Em áudio obtido pela Coluna, piloto da Latam que fez pouso de emergência em Confins diz que sistemas elétricos estão falhos e avião, pesado. Já a Torre não sabia de pronto informação básica: extensão da pista. Te cuide, passageiro.
Ceia
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), dirigentes do Partido da Causa Operária (PC do B) e outras legendas que defendem a libertação de Lula esperam reunir 500 pessoas na ceia da Vigília Lula Livre, dia 31, em frente à PF de Curitiba.
Judiciário
Quarta-feira, depois de o presidente do STF, Dias Toffoli, derrubar a decisão do ministro Marco Aurélio que poderia libertar Lula, parlamentares petistas fizeram vigília em frente à PF e voltaram a criticar o Judiciário. "O que aconteceu não é um fato qualquer. O presidente Lula mais uma vez sofre as consequências de tudo aquilo que ele representa", diz Paulo Pimenta (RS), líder do partido na Câmara.
Comentários