Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) - Agência Câmara
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)Agência Câmara
Por Walmor Parente (interino)
As eleições para as presidências da Câmara e do Senado antecipam cenários para as disputas à Presidência da República e aos governos estaduais em 2022. Na Câmara, a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) - FOTO - faz parte do projeto - orquestrado pelo ex-presidente Michel Temer e Rodrigo Maia – de construir uma ampla frente suprapartidária contra Bolsonaro. No Senado, o PSD selou adesão à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apadrinhado histórico de Aécio Neves. Ou seja, as eventuais vitórias de Rossi e Pacheco fortalecem a imagem dos dois políticos – Temer e Aécio – tombados pela Lava Jato que podem voltar a dar as cartas no Congresso.
Cargos
Pelo acordo, Rodrigo Pacheco se compromete a apoiar o candidato do PSD ao governo de Minas Gerais em 2022. A aliança também envolve negociações em torno de comissões – como a de Constituição e Justiça - e cargos estratégicos na Mesa Diretora do Senado.
Publicidade
CCJ
Principal comissão do Senado, a CCJ é comandada atualmente pelo MDB que ainda não anunciou o nome que irá disputar a sucessão de Davi Alcolumbre. O partido tem quatro potenciais candidatos: Simone Tebet (MS), Fernando Bezerra Coelho (PE), Eduardo Braga (AM) e Eduardo Gomes (SE).
Muda
Depois de consolidar o apoio do PSD, Alcolumbre e Pacheco têm procurado senadores do PSDB e do grupo Muda, Senado. Os tucanos só devem se posicionar na próxima semana e senadores do Muda mantêm a intenção de lançar candidatura própria. Justificam que o comando do Senado, sob DEM ou MDB, não representa as mudanças que defendem.

Questão
Para evitar traições na votação que vai eleger o próximo presidente da Câmara dos Deputados, partidos cogitam fechar questão a favor do candidato ao qual já anunciaram apoio. Quando um partido “fecha questão”, deputados que descumprem a orientação podem ser punidos.

Dissidentes
A votação, no dia 1o de fevereiro, é secreta. Apesar de declararem oficialmente apoio ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), no PSL e PSB, por exemplo, deputados mantêm o voto no adversário do bloco, Arthur Lira (PP-AL), alinhado ao Palácio do Planalto.
Publicidade
Conta
Com o recente apoio do PT, maior bancada na Câmara, o bloco que apoia Baleia Rossi (MDB-SP) soma mais de 270 deputados. Para ser eleito, o candidato precisa de 257 votos. Já a candidatura Arthur Lira (PP-AL) conta com a adesão de cerca de 190 parlamentares.
Seringas
Até o dia de 30 junho, a importação de vacinas e seringas terá alíquota zero. A decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) do Ministério da Economia entra em vigor nesta semana após o fracasso, dias atrás, do leilão do governo federal para compra dos produtos.
Publicidade
Preços
Em outra medida para remediar o revés do leilão do Ministério da Saúde, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia restringiu a exportação de seringas e agulhas. A compra dos insumos pelo governo está suspensa até que os preços “voltem à normalidade”, segundo o presidente Jair Bolsonaro.
Quando?
Governadores pressionam o Ministério da Saúde pela definição da cronograma de vacinação. A única resposta, vaga até agora, é de que a imunização terá início ainda neste mês. “O Brasil está muito atrasado”, resume o governador Wellinton Dias (PT-PI) que articula uma reunião para segunda, 11, com os presidentes da Câmara, do Senado e do STF para tentar acelerar o cronograma.

Nunciatura
Morreu, aos 90 anos, o ex-deputado Bonifácio Andrada, vítima de complicações decorrentes da covid-19. Certa vez, homenageado pela Nunciatura, disse a um interlocutor que “ninguém é reconhecido na sua terra, mas ser reconhecido pelo Vaticano já bastava”. Deixou o filho, Lafayette de Andrada, como herdeiro político.
Publicidade
PSB x PT
O PT dominou a Prefeitura do Recife até 2012, quando o PSB passou a administrar a capital. A união se deu até a eleição de João Campos, em 2020. Agora, são inimigos políticos. Na primeira reunião do secretariado do novo prefeito foi dito que nenhum petista deve integrar a gestão do PSB.
Porto
Apoiado pelo deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, também do PL, que voltou ao cargo depois de anos, anunciou, recente, os nomes do primeiro escalão e do secretariado da sua gestão.
Publicidade
Esplanadeira
# Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro promove, de forma virtual, "Rio a Pé" 2021, a partir do dia 20. Inscrições via Sympla. # Stoodi, plataforma de ensino online, prepara ação gratuita de revisão para Enem. # Editora Edipro traz para o Brasil obra "O mais importante para o investidor" , do norte-americano Howard Marks.
A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br